Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Emater/RS-Ascar é copromotora do IX Simpósio Sul de Pós-Colheita de Grãos

O Simpósio Sul Pós-Colheita de Grãos envolve os dois estados do sul do país. Em 2016, teve uma edição sediada em Erechim, promovida pela Emater/RS-Ascar em conjunto com a Abrapos.

Assessoria Emater/RS-Ascar -Erechim/Terezinha Mariza Vilk
por  Assessoria Emater/RS-Ascar -Erechim/Terezinha Mariza Vilk
05/07/2022 15:07 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Extensionistas do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim estão participando do IX Simpósio Sul de Pós-Colheita de Grãos que iniciou na quarta-feira (29/06) e encerra hoje (1º/07), em Campos Novos/SC. 

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Pós-Colheita de Grãos (Abrapos) pela cooperativa Copercampo e Emater/RS-Ascar, juntamente com outras instituições parceiras. 

Nesta edição do simpósio os temas selecionados para os painéis e palestras são: tendências de mercado, gestão da qualidade de armazenagem, custos operacionais ligados a fontes de energia, fungos e microtoxinas, manejo integrado de pragas e classificação de grãos.

A Emater/RS-Ascar coordenou o primeiro momento dos trabalhos da tarde do segundo dia que tratou da Qualidade da Soja Colhida no Brasil e o Efeito na Safra, que teve como palestrante o pesquisador da Embrapa Soja, Marcelo Oliveira Alvares, que discorreu sobre os fatores que afetam os padrões de qualidade dos grãos de soja recebidos pelas unidades armazenadoras. 

Ele salientou que o aumento de grãos verdes imaturos, causado inicialmente pela introdução dos cultivares de ciclo indeterminado na cultura da soja, o que é ampliado por estiagens e estresse das plantas. Esta situação tem gerado problemas no processo de pós-colheita e também na industrialização, à medida que reduz rendimentos de óleo e proteína, tanto em quantidade como em qualidade.

Participaram do evento os extensionistas Antônio Tadeu Pandolfo, Murilo Correa Marcon e Carlos Alberto Angonese, que são instrutores do Curso de Secagem de Grãos na Propriedade, ministrado no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre).

Para Pandolfo a participação no evento atualiza o conhecimento dos instrutores, possibilita conhecer a realidade de outras regiões através da troca de experiências que o evento proporciona, e também que a gestão dos processos pode reduzir custos e otimizar retornos para os agricultores e empresas. 

Na avaliação de Marcon, a participação no evento é importante para os instrutores pois permite o conhecimento mais profundo das boas práticas de armazenagem, do manejo integrado de pragas dos grãos armazenados e proporcionam melhores condições de assessorar os agricultores assistidos e aqueles que serão capacitados no curso de secagem e armazenagem de grãos ministrado no Cetre. 

Já Angonese, responsável pela área de armazenagem na região, destaca que as palestras contribuíram também com os cursos de assessoria ministrados para as unidades armazenadoras comerciais, melhorando e solidificando conceitos que a Emater já desenvolve. Os temas ficaram evidentes a partir das palestras e experiências apresentadas por pesquisadores e especialistas.

Os extensionistas destacam ainda o porte e a grandeza do evento com palestras, ministradas por pesquisadores e especialistas e acrescentam conhecimentos, informações e uma convivência bastante importante com outras instituições de pesquisa, extensão rural e empresas que estão aplicando conceitos mais modernos de manejo nas Unidades Armazenadoras.

O Simpósio Sul Pós-Colheita de Grãos envolve os dois estados do sul do país. Em 2016, teve uma edição sediada em Erechim, promovida pela Emater/RS-Ascar em conjunto com a Abrapos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE