Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Emater/RS-Ascar promove curso de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares no Cetre

A próxima edição do curso está programada para 17 a 20 de outubro.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
21/03/2022 21:07 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um grupo de 14 pessoas está em Erechim participando do curso de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, que iniciou na tarde desta segunda-feira (21), no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre), e prossegue até quinta-feira (24), com aulas das 8h às 17h. Além de região do Alto Uruguai, participam produtoras de Nonoai e de Três Palmeiras. O grupo recebeu as boas-vindas do gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, e da coordenadora do Cetre, Rosaine Baldissera.

Tonello agradeceu a participação de todos, destacou a parceria do Sicredi e da Cresol no custeio dos cursos para seus associados, citou alguns procedimentos administrativos e desejou um bom curso e estadia no Cetre. Rosaine expôs a infraestrutura do Cetre e apresentou a equipe que ministrará o curso e lembrou que esta é a 6ª edição do curso, que está sendo retomado após o arrefecimento da pandemia da Covid 19.

O curso visa capacitar produtores e demais interessado na utilização das plantas medicinais, aromáticas e condimentares, desde a identificação, usos, cultivo, colheita, secagem, armazenagem, embalagem e manipulação, além de promover o resgate da cultura e preservação da biodiversidade através da troca de experiências. “A Emater quer proporcionar o conhecimento popular juntamente com o cientifico para consolidar este curso”, disse Rosaine.

O conteúdo programático será ministrado pela equipe de extensionistas da Emater/RS-Ascar integrado por Anderson Ribeiro, Cleonice Dobrovolski, Idemar Menegat, Karen Marcheto, Marilei Fontana Battisti, Nadia Farina da Rosa, Oberdan Scolari, Rosaine Baldissera, Rosangela Montepó e Sandra Palavicini.

Além dos conteúdos teóricos, nas aulas práticas no Horto junto ao Cetre são produzidos chás, tintura e alcoolatura, repelente, sabão de carqueja, manteiga, clarificada, sucos, vitamina de linhaça, sal condimentado, vinagre condimentado, pasta condimentada, balas de guaco, água saborizada e óleo medicinal, entre outros.

A próxima edição do curso está programada para 17 a 20 de outubro.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE