Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Emater/RS-Ascar realiza curso de Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Defensivos para produtores de Aratiba

A capacitação, organizada pelo Escritório Municipal de Aratiba, aconteceu nesta quarta e quinta-feira, com a participação do extensionista Luiz Ângelo Poletto, responsável pela área na região.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
07/07/2023 13:12 – atualizado há 4 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um grupo de 37 produtores de Aratiba participou do curso de Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Defensivos (BPA) que vem sendo realizado pela Emater/RS-Ascar na região do Alto Uruguai. A capacitação, organizada pelo Escritório Municipal de Aratiba, aconteceu nesta quarta e quinta-feira (05 e 06/07), com a participação do extensionista Luiz Ângelo Poletto, responsável pela área na região. 

O conteúdo teórico e prático foi repassado pelos extensionistas Ivonir Biesek, Jonas Farina e Delmir Nadal, com apoio do extensionista do Escritório Municipal de Aratiba, Gilmar Schardong. 

No primeiro dia o curso ocorreu na Câmara de Vereadores. A prática, realizada no segundo dia, aconteceu junto ao Parque Municipal. A capacitação encerrou com um ato de entrega de certificados aos produtores com a participação do gerente regional da Emater/RS-Ascar, Gilberto Tonello, e outras lideranças.

Ao treinar os produtores rurais para a aplicação de defensivos agrícolas, a Emater/RS-Ascar e o Governo do Estado buscam qualificar o processo de aplicação nas propriedades rurais, visando melhorar e eficácia agronômica das aplicações, racionalizar a utilização de defensivos agrícolas e mitigar a contaminação humana e ambiental decorrente das pulverizações. Além de reduzir os custos para os produtores em relação ao uso de herbicidas hormonais, o curso atende à legislação que trata do tema. 

A lei prevê que o aplicador esteja cadastrado no Cadastro Estadual de Aplicadores de Agrotóxicos Hormonais e, para tanto, precisa passar pela capacitação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE