Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Emater/RS-Ascar registra aumento na procura de treinamento sobre qualidade de grãos

No primeiro semestre de 2023, a Emater/RS-Ascar, através da Gerência de Classificação e Certificação, realizou uma série de treinamentos voltados para Boas Práticas de Armazenagem e Capacitação em Classificação de Grãos.

Assessoria Emater/Ascar
por  Assessoria Emater/Ascar
06/07/2023 14:41 – atualizado há 56 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

No primeiro semestre de 2023, a Emater/RS-Ascar, através da Gerência de Classificação e Certificação (GCC), realizou uma série de treinamentos voltados para Boas Práticas de Armazenagem e Capacitação em Classificação de Grãos. Nesse processo, foram beneficiadas mais de 20 empresas e cooperativas da agricultura familiar de todo o Estado, atendidas pelas unidades de Classificação (UCLs), totalizando a instrução aproximada de 400 profissionais e dezenas de famílias de pequenos agricultores.

Esses treinamentos fazem parte do escopo de serviços prestados pela GCC, proporcionando uma iniciativa estratégica para as empresas e visando aprimorar a especialização técnica de seus profissionais, para garantir qualidade, segurança e confiabilidade na prestação cotidiana de suas atividades.

Durante os treinamentos, foram abordados diversos tópicos, como as condições ideais de armazenagem, procedimentos adequados para amostragem e coleta de grãos e as técnicas de classificação específicas para cada tipo de produto, em acordo com suas legislações. Os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e aprofundar seus conhecimentos teóricos, entretanto, foi dada ênfase para a realização de atividades práticas.

A GCC, através do gerente Gilceu Cippolat e da gerente adjunta Salete Frare estimulam as capacitações. “Enxergamos, na qualidade de nossa equipe técnica, uma oportunidade de fortalecer nossos parceiros. A classificação é peça essencial para garantir a segurança alimentar e a qualidade das matérias-primas, ajuda a indústria a selecionar os produtos mais adequados para seus processos de produção, e permite que o agricultor tenha uma comercialização mais vantajosa e efetivamente justa diante da determinação da qualidade real do seu produto”, reiterou Cippolat.

O fortalecimento da agricultura familiar é um dos principais objetivos da Emater/RS-Ascar. Nesse sentido, a Classificação atua como sentinela no desenvolvimento de capacitação para o pequeno agricultor, visando agregar qualidade nas boas práticas do pós-colheita. “Esse compromisso é consolidado em ações diárias que abrangem a realização de análises prévias para os agricultores familiares que buscam nossas unidades e em treinamentos para cooperativas, como a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região Porto Alegre (Cootap), que conta com mais de 500 famílias de agricultores familiares e mais de cinco mil hectares de arroz orgânico certificados, onde, anualmente, ministramos treinamentos”, destaca o gerente.

Na primeira metade do ano, atuaram como instrutores os classificadores Claudio Gabriel Araújo, da Unidade de Classificação (UCL) de Santa Maria, Evandro Miranda, da UCL de Passo Fundo, Filipi Fagundes, da UCL de Rio Grande, Jeferson Gonçalves da UCL de Pelotas, Rogério Bruschi, do Núcleo Laboratorial, Vagner Dias da UCL de Rio Grande, e Volnei Koche da UCL de Santa Rosa, que tiveram o apoio do Núcleo de Classificação através dos empregados André Files e Jair Domenighi. Já para os treinamentos de Boas Práticas de Armazenagem, foram instrutores Carlos Alberto Angonese, do Regional Erechim, e Roblein Coelho Filho, do Regional Santa Maria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE