Emater/RS-Ascar tem ISO 9001:2015 renovada

Por Ascom Emater Publicado em há 4 horas

Há 23 anos, em 19 de dezembro de 2002, a Emater/RS-Ascar conquistou a certificação ISO 9001 para seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), focado na padronização e melhoria contínua de processos, sendo a primeira empresa do setor de classificação de produtos vegetais a ostentar o selo ISO 9001 no Brasil. “Isso demonstra nosso compromisso com a qualidade e conformidade com as normas nas 22 unidades de classificação da Emater pelo Estado”, avalia o gerente de Classificação e Certificação (GCC) da Emater/RS-Ascar, Mateus Rocha, no último dia 11, durante Reunião de Abertura da Auditoria Externa Periódica do Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001:2015, no prédio do Escritório Central da Instituição, em Porto Alegre.

Foto: Adriane Bertoglio Rodrigues, jornalista da Emater/RS-Ascar

Da Emater/RS-Ascar, participaram da Abertura da Auditoria Externa o chefe de Gabinete Paulo Mantovani, representando o presidente Luciano Schwerz; a assessora da Diretoria Técnica Patrícia Fogaça Fernandes, representando o diretor técnico Claudinei Baldissera; a gerente e o adjunto de Administração Patrimonial, Clair Ruwer e Jorge Siebert; o gerente de Tecnologia da Informação, Diogo Coradini, a adjunta de Recursos Humanos, Roberta Fogaça; a jornalista da Gerência de Comunicação, Adriane Bertoglio Rodrigues; o gerente e o adjunto da GCC, Mateus Soares da Rocha e Gilceu Antonio Cippolat, o coordenador do Núcleo de Certificação de Produtos da GCC e gerente da Qualidade ISO 9001, Filipi Fagundes dos Santos; Fabiana Eckhardt, do Núcleo Laboratorial (NLB); e Lucas Hattje, da Unidade de Classificação (UCL) de Porto Alegre.

QUALIDADE E CREDIBILIDADE


“O objetivo da Auditoria Externa Periódica de manutenção é avaliar a conformidade dos processos e serviços abrangidos pelo escopo do certificado”, destaca o auditor da DNV Business Assurance Avaliações e Certificações Brasil Ltda (DNV), Fabiano Pereira da Silva, que tem como atribuições verificar a aderência dos processos ao Manual da Qualidade e identificar oportunidades de melhoria no sistema. Durante a manhã, o auditor avaliou a documentação e realizou entrevistas com os profissionais envolvidos, incluindo gerências, o Núcleo Laboratorial de Porto Alegre e a Unidade de Classificação (UCL) de Rio Grande, na sexta-feira (12/12), que integram a GCC da Emater/RS-Ascar.

O auditor esteve acompanhado do classificador Filipi Fagundes dos Santos, coordenador do Núcleo de Certificação de Produtos da GCC e gerente da Qualidade ISO 9001. Para Fagundes, a certificação reforça a credibilidade e a confiança que os clientes têm nos serviços prestados pela Emater/RS-Ascar. “A renovação do certificado de qualidade na ISO 9001, versão 2015, confirma que estamos em um processo contínuo de melhoria, buscando novas tecnologias de gestão para atender aos clientes e parceiros”.

O certificado de qualidade da Emater/RS-Ascar abrange a prestação de serviços de Classificação de Produtos Vegetais (análises físicas e físico-químicas) destinados à Alimentação Humana, e acompanhamento de Nacionalização de Produtos, Exportação e Compras do Poder Público; e Controle da Qualidade da Matéria-prima no Embarque ou Desembarque, tornando o processo mais transparente.

De acordo com o gerente adjunto da GCC, Gilceu Antonio Cippolat, a auditoria externa demonstra a evolução de um sistema de gestão e contribui para a implantação de melhorias que permitem atender melhor os clientes.

“Em resumo, a ISO 9001 na Emater/RS-Ascar é a validação de que seus importantes serviços de classificação de produtos seguem os mais altos padrões de qualidade e gestão, beneficiando toda a cadeia produtiva do Rio Grande do Sul”, destaca Fagundes.