Cidade
Empresa desiste de contrato e prefeitura assume coleta de lixo em Erechim
Garis que prestavam serviços para a Engesa farão trabalho remunerado pelo município até que outra empresa seja contratada.
A Engesa desistiu do contrato de prestação de serviços na coleta de lixo em Erechim. Em nota, a prefeitura comunicou a população que a coleta foi retomada nesta quinta-feira(30), por volta de 16h e que os garis que foram desligados da Engesa, prestarão os mesmos serviços com remuneração do município.
A Engesa não fez nenhum comunicado para a população com as razões que levaram a empresa a romper o contrato que estava em vigência desde 2019. Ao menos um fornecedor da empresa fez contato com a imprensa nesta quinta-feira, dizendo que não recebe pela prestação de serviços mecânicos desde maio deste ano. O pequeno empresário disse que precisa receber o valor superior a R$ 79 mil para não fechar as portas.
A grande reclamação dos garis e motoristas, expressadas desde o início do ano, é a falta de manutenção nos caminhões e equipamentos. Ainda segundo os garis, durante a noite que passou, as equipes que estavam na rua fazendo coleta, foram chamadas para o pátio para entrega das chaves dos caminhões. Dois caminhões foram levados e outros estavam sendo abastecidos, também para viajar, mas foram impedidos de deixar o pátio.
Veja a nota que a Prefeitura de Erechim publicou:
NOTA OFICIAL SOBRE A COLETA DE LIXO
A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, informa que a empresa Engesa Engenharia e Saneamento Ambiental não presta mais serviços para o município, pois a mesma se retirou do contrato assinado em 2019.
Desta forma, a Prefeitura, para não deixar a população desassistida, realizará a coleta do lixo no centro e bairros ainda nesta quinta-feira (30), a partir das 16h. A coleta também será feita pelo município na sexta (31), bem como – se necessário - na segunda e terça-feira, dias 3 e 4 de janeiro.
A mão de obra utilizada nestes dias em que a Prefeitura fará uso de seus caminhões, será a dos garis que foram desligados da empresa Engesa e que, posteriormente deverão prestar serviço através de outra empresa que será contratada de forma emergencial pelo Poder Executivo na próxima semana.
Mais informações serão repassadas no decorrer dos próximos dias.