Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colorado venceu por 2 a 0 o Vasco em São Januário | Foto: Ricardo Duarte / Inter / Divulgação / CP
Esporte

Empresa responsável pelo equipamento do VAR admite "falha técnica" no jogo entre Vasco e Inter

Hawk-Eye informa que comunicou problema a arbitragem e o protocolo de manter decisão de campo foi seguido.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
15/02/2021 21:48 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Após ter sido acionada pela Comissão Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Hawk-Eye, empresa responsável pela operação dos equipamentos do VAR e a utilização das linhas de impedimento, admitiu a ocorrência de um problema técnico durante a partida entre Vasco e Inter. Segundo a empresa, o software funcionou normalmente durante toda a partida, à exceção do momento da checagem da posição de Rodrigo Dourado no primeiro gol colorado, quando os sistemas estavam descalibrados "pelo baixo ângulo das câmeras, em conjunto com a sombra se movendo no campo" em São Januário.

Por meio de nota, a Hawk-Eye afirmou que a ocorrência é "muito incomum no software" e o sistema passou a ser recalibrado imediatamente depois do problema ter sido constatado. No entanto, o processo não foi finalizado quando a revisão foi solicitada. Conforme o comunicado, a situação foi repassada a equipe do VAR, que informou para o árbitro de campo. Este, seguiu o protocolo de manter a sua decisão inicial de validar o gol.

No domingo, a Comissão da CBF já havia informado que a jogada foi checada pela equipe do VAR atrás das câmeras. "Não sendo constatado nenhum erro claro da arbitragem de campo, foi corretamente mantida a decisão de validar o gol."

Por fim, a empresa pede desculpas à CBF e aos torcedores pelo transtorno e inconveniente.

Vasco buscará anulação da partida no STJD

O erro do VAR, admitido pela CBF e pela Hawk-Eye, fará com que o Vasco entre no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para buscar a anulação da partida. A derrota para o Colorado manteve a equipe carioca em situação delicada no Brasileirão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE