Encadeamento Produtivo: avicultor de Barra do Rio Azul realiza cursos para aperfeiçoar seu negócio

Através das capacitações, mais de 450 empresários rurais já obtiveram resultados positivos em suas propriedades por meio do Sebrae no ano de 2024

Por Assessoria Sebrae Publicado em 06/12/2024 23:35 - Atualizado em 06/12/2024 23:38

O Projeto Encadeamento Produtivo, é uma iniciativa do SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que visa promover a integração de diferentes elos da cadeia produtiva para aumentar a eficiência e a competitividade dos pequenos e médios produtores, através das Cooperativas parceiras.

O Encadeamento Produtivo é realizado de maneira a priorizar o empreendedor rural, possibilitando assim, a gestão mais cuidadosa e estruturada de sua propriedade, como é o caso do Avicultor, Eder Strada. “Minha família sempre trabalhou na agricultura, com plantações de trigo, soja e vacas de leite. Nesse período, o trabalho no campo era muito difícil, não tínhamos recursos tecnológicos que nos auxiliassem. Foi aí que eu resolvi sair do interior e ir morar na cidade, e me dedicar aos estudos. Com o tempo, constitui minha família. As nossas origens e raízes sempre foram ligadas à agricultura. Decidimos voltar para cá, quando recebemos um convite para trabalhar com a avicultura”, conta o empresário Eder.

O setor da avicultura está em crescimento e com alta demanda por produtos de qualidade. Para se destacar nesse mercado competitivo, é necessário dedicar-se a uma série de cursos especializados que buscam melhorar os processos produtivos, a gestão e até mesmo cuidados com a organização da propriedade.
“Nós não tínhamos conhecimento técnico, como por exemplo de manejo das aves. E aí, recebemos todo auxílio da cooperativa Aurora, que é nossa parceira hoje. Mesmo assim, ainda faltava algo, que no nosso caso era a gestão do negócio, e foi aí que conhecemos os cursos de Encadeamento Produtivo do Sebrae
”, ressalta o Avicultor.

Os cursos que fazem parte do Encadeamento Produtivo, vão além de apenas auxiliar na gestão das propriedades, mas também na vida e rotina dos empresários rurais. Sendo assim, promove a cooperação entre produtores o que gera uma cadeia mais integrada e menos vulnerável às oscilações do mercado.
Segundo o Gerente da Unidade da Copérdia no município de Aratiba e região, Ivan Carlos Perondi, esses são momentos que tornam os agricultores – hoje empresários rurais, mais aptos para gerenciarem seus negócios. “Hoje temos muitos casos como o Eder. Ele é nosso associado no município de Aratiba, e tem seu empreendimento em Barra do Rio Azul. Com isso, hoje como Cooperativa, entendemos que esses cursos são essenciais para qualquer propriedade fazendo com que o empresário faça uma melhor gestão do seu negócio, e extraia dele resultados positivos”, comenta.

Dentro do Projeto de Encadeamento Produtivo, podemos destacar os cursos como D’Olho na Qualidade, Programa Sebrae da Qualidade Total Rural, Times de Excelência e Sustentabilidade Aplicada em Empresas Rurais. “O projeto de Encadeamento Produtivo com a Cooperativa Aurora tem como objetivo o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais. Através dele os processos executados pelo produtor rural são aperfeiçoados buscando ao atendimento das exigências dos mercados, nacional e internacional. O produtor participa de uma trilha de ações desenvolvidas pelo Sebrae e que proporcionam alcançar diversos resultados como o aumento da produtividade, melhor qualidade de vida, possibilidade de sucessão familiar, aperfeiçoamento da gestão, entre outros”, explica a Analista de Articulação de Projetos Sebrae Regional Norte, Cheila Lorenzon.

Termos relacionados