Encerramento do Projeto LEEI celebra avanços na formação de professores da Educação Infantil em Erechim

Iniciativa focada na leitura e escrita na pré-escola envolveu mais de 200 educadores e promoveu práticas pedagógicas centradas na infância.

Por Redação/Comunicação PME Publicado em 23/06/2025 21:42 - Atualizado em 23/06/2025 22:27

Na última segunda-feira (23), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) sediou o encerramento do projeto LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil, uma importante iniciativa voltada à qualificação dos professores da pré-escola. Erechim foi município polo do projeto, realizado em parceria entre o Instituto Avisa Lá e a Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, desde o segundo semestre de 2024.

O programa teve como foco o fortalecimento das práticas pedagógicas relacionadas à linguagem na infância, destacando a escuta atenta, o registro sensível e o respeito ao tempo e ao modo como as crianças se expressam, pensam e interagem com o mundo.

Mais de 200 profissionais da educação do Município e da região, entre professores, coordenadores pedagógicos e equipes previstas, participaram de formações mensais que promoveram reflexões sobre o papel da linguagem na infância, com foco na escuta atenta, no registro pedagógico e no respeito aos tempos e modos próprios da criança de se expressar, pensar e interagir com o mundo. Além de Erechim, os municípios polos foram: Tapejara, Nonoai, Getúlio Vargas, Campinas do Sul, São Valentim, Maximiliano de Almeida e Cacique Doble.

Uma infância potente e cheia de linguagens

A formação do LEEI é inspirada na abordagem das cem linguagens da criança, conceito do educador italiano Loris Malaguzzi, e propõe um olhar que valoriza o protagonismo infantil através da oralidade, desenho, brincadeira, escrita espontânea e outras formas de expressão.

“O LEEI reafirma que alfabetizar na Educação Infantil não é antecipar etapas, mas sim despertar sentidos e respeitar a essência da infância”, destacou Bruna Samoyedem, coordenadora da Divisão de Educação Infantil.

A secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipsch, ressaltou a importância da participação ativa dos educadores em todo o processo:

“Gratidão a todos que se envolveram, desde o acolhimento até a condução das propostas. O educador tem o poder de transformar vidas e inserir cada criança no mundo do conhecimento. As mudanças acontecem de forma coletiva e individual.”

Durante o percurso formativo, foram produzidos oito cadernos pedagógicos, promovendo a articulação entre arte, ciência e vida, e ampliando os olhares sobre a prática educativa na Educação Infantil.

Reconhecimento ao trabalho coletivo

O encerramento também foi marcado pelo reconhecimento às equipes envolvidas na condução do projeto, incluindo articuladoras municipais e regionais, formadoras e coordenação estadual. Entre os destaques estão:

  • Silvana Maria Bellé Zasso (Coordenadora Estadual)
  • Janaína Soares Martins Lapuente (Coordenadora Adjunta)
  • Rachel Freitas Pereira (Formadora Estadual)
  • E as formadoras municipais Adrieli Boscheto, Aline Fochezatto, Cristiane Frosi, entre outras.

O Projeto LEEI deixa um legado de transformação na Educação Infantil, fortalecendo uma escola mais humana, sensível e centrada nas crianças.