FAMURS NA EXPOINTER

Encontro das primeiras-damas aborda influência das mulheres na construção de um futuro melhor

O encontro das primeiras-damas, vice-prefeitas, secretárias e mulheres envolvidas com a política pública municipal, foi promovido pela primeira-dama de Barra do Rio Azul, Rafaela Sette.

Por ssessoria/FAMURS Publicado em 30/08/2024 17:48 - Atualizado em 30/08/2024 22:49

O olhar feminino na política e a influência das mulheres na construção de um futuro melhor foram os temas abordados no Encontro das Primeiras-damas, realizado nesta quinta-feira (29/08) na Casa Famurs na Expointer. A reunião, que contou com a presença de primeiras-damas, vice-prefeitas, secretárias e mulheres envolvidas com a política pública municipal, foi promovida pela primeira-dama de Barra do Rio Azul, Rafaela Sette.

Recebendo as convidadas, Rafaela destacou o aprendizado durante os oito anos que esteve como primeira-dama e revelou que compreendeu que nem sempre é possível dar conta de tudo, lembrando de outras responsabilidades como casa, família e a própria empresa. No entanto, disse que busca, sempre que possível, se dedicar à vida pública. “Estamos aqui para contribuir para o bem das pessoas e da comunidade, e é isso que importa”, salientou.

Durante o painel de interação e apresentações, as mulheres presentes contaram suas trajetórias, relembrando os desafios e conquistas junto às suas comunidades, frisando a importância do olhar e participação feminina na política pública. As falas também foram voltadas ao incentivo da candidatura de mulheres.

A anfitriã da Expointer, a primeira-dama de Esteio, Andrea Schneider Pascoal, destacou a atuação das primeiras-damas no momento recente de calamidade e reconstrução e a importância de encontros como este para o fortalecimento de cada uma delas.

A deputada estadual, Delegada Nadine, foi uma das palestrantes convidadas para o encontro. Ela destacou que era um orgulho estar em um encontro de mulheres e que não há período político que interfira isso. “Os valores são os que nos unem e este encontro fortalecem a todos nós”.

Nadine destacou que o dever das mulheres é levantar a bandeira para o combate da violência contra as mulheres e que é preciso trazer outras mulheres competentes para o diálogo, dando oportunidade de mostrarem o que têm de melhor. Ela reconheceu que não é fácil ser mulher no universo político, mas é preciso buscar equidade.

Na oportunidade, a deputada também apresentou algumas iniciativas de sua autoria, como o selo “Delegacia de Polícia Amiga dos Animais”, a Sala das Margaridas, a Divisão de Combate à Corrupção, e a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo.

O encontro também contou com a participação da professora de yoga e autoconhecimento, Fabrine Baldissera, que provocou as convidadas sobre o proposito de cada uma. “Quando eu tenho propósito, eu quero fazer a diferença no trabalho, na família. É completamente diferente quando a gente faz com amor. O que faz a gente estar presente é o propósito”, declarou.

Conforme Fabrine, felicidade não tem a ver com conforto, mas o quanto nós, seres humanos, estamos disponíveis naquele determinado momento, no lugar em que se está, com as pessoas que estão presente. “Quando a gente está conectada e com um propósito, não tem vazio. Se não há humanidade, a gente não vive, a gente sobrevive”, reforçou dizendo que a vida não é sobrevivência e sofrimento.

Durante sua fala, Fabrine também destacou para as mulheres presentes que, às vezes, é preciso buscar mais dentro do que de fora. “O que você quer realmente dessa vida?”, provocou ela. “Eu posso fazer a diferença com amor e propósito nas mesmas coisas que faço todo dia. É preciso ressignificar e colocar propósito em tudo que fazemos, nas coisas mais simples e do dia a dia, finalizou.