Encontro do curso Nós na Rede debate desinstitucionalização e cuidado humanizado
Encontro promovido em parceria com a Fiocruz e o Ministério da Saúde, reforçou a importância da educação permanente e do fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial.
Na manhã desta quinta-feira (6), as turmas do curso Nós na Rede participaram de um encontro voltado ao aprofundamento das reflexões sobre desinstitucionalização e o cuidado a pessoas privadas de liberdade que enfrentam múltiplos marcadores de estigmatização. A atividade faz parte das etapas presenciais da formação, promovida em parceria entre a Fiocruz e o Ministério da Saúde, e contou com oficinas coletivas, relatos de experiências e debates sobre práticas de cuidado em liberdade.

Realizado no Espaço Cooperar da Sicredi UniEstados, o encontro reforçou a importância da educação permanente para as equipes de saúde mental do município, destacando que a qualificação contínua é uma estratégia essencial para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

O secretário de Saúde, Vianei Mueller, ressaltou que investir em educação permanente vai além da capacitação técnica — é um compromisso com um cuidado mais humano, integrado e pautado nos direitos das pessoas privadas de liberdade ou em situações de vulnerabilidade complexa. Ele afirmou ainda que Erechim reafirma seu protagonismo na área da saúde mental, promovendo práticas que rompem com o modelo institucionalizado tradicional e avançam em direção a um cuidado centrado na pessoa e no território.