Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Enem tem segundo dia de provas neste domingo após salas lotadas e candidatos barrados

Exame deste domingo tem matemática e ciências da natureza.

O Sul
por  O Sul
24/01/2021 10:27 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 tem neste domingo (24) o segundo dia de aplicação de provas, com 90 questões sobre ciências da natureza e matemática. Em meio à escalada de casos de coronavírus no país (com estados apresentando alta de mortes), são esperados 2,6 milhões de candidatos.

As provas seguem suspensas no Amazonas e em dois municípios de Rondônia (Rolim de Moura e Espigão do Oeste), medida adotada para tentar conter a pandemia nessas regiões.

No 2º dia de Enem 2020: Portões abrem às 11h30 e fecham às 13h; provas começam às 13h30 e terminam às 18h30; serão 90 questões de ciências da natureza e matemática; candidatos terão 5h para fazer a prova.

O primeiro dia de provas, no domingo passado (17), teve taxa recorde de abstenção: 51,5% não compareceram. Até aquela data, mais de 8 mil inscritos haviam tido o pedido aprovado para fazer a reaplicação, em fevereiro, porque estavam com diagnóstico comprovado de Covid-19.

A aplicação foi marcada pelo caso dos candidatos impedidos de fazer o exame, porque as salas estavam lotadas, mesmo com o recorde de abstenção. Por causa disso, a Defensoria Pública da União pediu mais uma vez a suspensão do exame deste domingo, mas a Justiça Federal manteve a prova.

Barrados no Enem

Em ao menos 11 dos 14.447 locais de aplicação, candidatos foram barrados porque as salas estavam lotadas e não era possível garantir o distanciamento. Segundo o governo, os casos ocorreram em seis cidades (Curitiba, Londrina, Florianópolis, Canoas, Caxias do Sul e Pelotas), mas há relatos de mais ocorrências além daquelas registradas inicialmente.

Os candidatos que passaram por esta situação poderão optar por fazer o 2º dia de provas neste domingo (24) e pedir reaplicação da que perdeu, ou não comparecer ao 2º dia e pedir a reaplicação dos dois exames, segundo o Inep.

O Enem é considerado o maior vestibular do país, e a nota serve para disputar vagas em universidades e ter acesso a programas de bolsas (Prouni) ou financiamento de mensalidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE