Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Enfermeira é a primeira imunizada contra a covid-19 em Erebango

Nesta etapa inicial, o público contemplado são os indígenas e profissionais de saúde que atuam na linha de frente, seguindo o plano estratégico de vacinação do MS

Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
por  Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
21/01/2021 14:55 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A vacina contra a covid-19 começou a ser aplicada na manhã desta quinta-feira (21), em Erebango. Ao todo, 240 unidades chegaram ontem ao município. Nesta etapa inicial, o público contemplado são os indígenas e profissionais de saúde que atuam na linha de frente. A norma segue o plano estratégico de vacinação do Ministério da Saúde.

O município também segue um controle rígido na administração do medicamento e produziu uma carteirinha individual para registrar todo o processo.

O prefeito, Valmor José Tomelero, o vice-prefeito, Flávio Evandro Kusz e a secretária municipal de Saúde, Claura Araldi, prestigiaram, junto a todos os profissionais da UBS, o ato que marcou o início da vacinação em Erebango.

Claura enfatizou que a chegada das doses representa um acontecimento histórico e que, ao mesmo tempo, é fundamental continuar com o apoio da comunidade no seguimento dos protocolos preventivos ao novo coronavírus. “Pedimos a compreensão de todos nesta fase em que as aplicações estão voltadas aos grupos pré-determinados pelo governo federal. Estimamos e estamos ansiosos para que, logo, toda a comunidade possa receber a imunização”, reiterou.

Alegria e esperança

A enfermeira que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS), Elisiane Bento Schmidt foi a primeira a ser vacinada. Ela definiu a ocasião como de extrema importância. “Tenho experiência em atender pacientes com suspeita de covid-19 e é algo muito grave. Portanto, receber a vacina é uma satisfação muito grande, principalmente por trabalhar na minha cidade. É um sinal de esperança, de que estamos no caminho certo. Espero que as doses contemplem, muito em breve, toda a população de Erebango e de todo o mundo”, ressaltou.

A técnica em enfermagem e responsável pelo setor de imunização, Cristiane Dallanora de Vargas, afirmou que o momento é de muita felicidade. “Estava com muita expectativa, considerando que o ano passado foi um período muito difícil e por várias vezes tivemos a equipe desfalcada em razão de que os profissionais também se contaminaram pelo novo coronavírus. Então, essa oportunidade reflete em uma sensação maravilhosa”, definiu.

Ao mesmo tempo, Cristiane reforçou que não podemos nos descuidar, sendo que essa foi apenas a primeira aplicação. “Precisamos que toda a população seja imunizada para que possamos pensar em retomar à rotina. Até lá, todos os cuidados, como o uso de máscara, álcool gel e distanciamento social, devem ser mantidos”, destacou.

A Secretaria Municipal de Saúde salientou que, assim que houver novas informações sobre a imunização, toda a população será informada sobre como proceder.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE