Cidade
Engenharia Civil da URI desenvolve ação com alunos do Colégio Haidée Tedesco Reali
Os estudantes desenvolveram um protótipo de barragem para compreender o que provoca a ruptura delas, como o caso de Brumadinho, Minas Gerais.
O Curso de Engenharia Civil da URI realizou, no dia 11 de maio, uma atividade de curricularização da extensão dentro da disciplina de Geologia de Engenharia, para os alunos dos cursos Técnicos em Eletrotécnica e em Mecânica, do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali, de Erechim.
A Curricularização da Extensão é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa e tem como objetivo a formação integral dos estudantes para sua atuação profissional, bem como a promoção da transformação social.
Os estudantes desenvolveram um protótipo de barragem para compreender o que provoca a ruptura delas, como o caso de Brumadinho, Minas Gerais. O protótipo, inspirado em barragens reais, foi desenvolvido na intenção de facilitar a compreensão prática dos eventos que ocorrem em escala real.
Segundo a Professora Deise Trevizan Pelissaro, responsável pela disciplina, grande parte dos acidentes em barragens de rejeitos são causados por infiltração no maciço da barragem. O problema é ainda maior em barragens de rejeitos construídas pelo método de alteamento para montante, ou seja, quando a barragem é aumentada colocando-se novas camadas de contenção sobre os rejeitos já existentes, apresentando sérios riscos de segurança.