O PREÇO VAI CAIR ?
Entra em vigor nova regra que eleva mistura de etanol na gasolina para 30% e biodiesel no diesel para 15%
Segundo o governo federal, a mudança deve ter impacto direto no bolso do consumidor. População deve fiscalizar se queda no preço da gasolina vai acontecer com nova mistura
Entrou em vigor nesta sexta-feira (1º) a nova regra que eleva a mistura de etanol na gasolina de 27% para 30%, conforme decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A medida, que também aumentou o percentual de biodiesel no diesel de 14% para 15%, foi apresentada pelo governo como uma estratégia para reduzir a dependência externa do petróleo e minimizar os impactos das instabilidades internacionais nos preços dos combustíveis.
Segundo o governo federal, a mudança deve ter impacto direto no bolso do consumidor. O etanol, produzido no Brasil, está em plena safra e apresenta alta oferta, o que pode contribuir para uma leve redução no preço da gasolina — estimada em até R$ 0,02 por litro, conforme o presidente da Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araújo.
No entanto, essa possível redução pode ser temporária. Com o fim da safra da cana-de-açúcar, a tendência é que o preço do etanol suba, o que pode anular qualquer benefício imediato da nova mistura. Por isso, é essencial que os consumidores estejam atentos aos preços nas bombas para verificar se a prometida queda realmente está sendo repassada.
A cobrança da população se torna ainda mais relevante diante da complexidade do cenário. Enquanto a gasolina pode ter queda, o diesel tende a subir: o biodiesel, mais caro que o combustível fóssil, deve elevar o preço do litro em cerca de R$ 0,02 com a nova composição.
Diante disso, é fundamental que os brasileiros fiscalizem e exijam transparência na formação dos preços dos combustíveis. O governo sinaliza benefício para o bolso, mas cabe à população garantir que essa promessa se converta em realidade no dia a dia.