Cidade
Entre Rios do Sul: Dia mundial das áreas úmidas é lembrado no Brasil
Data foi comemorada no dia 02 de fevereiro.
Mas você sabe o que são áreas úmidas? São ecossistemas caracterizados como ambientes permanente ou periodicamente inundados ou com solos encharcados, onde comunidades de plantas e animais são adaptadas a essa dinâmica hídrica. A flora predominante é constituída de plantas de pequeno porte, densas e tolerantes a condições de inundação. Quanto à fauna, abriga várias espécies de anfíbios (sapos, rãs e pererecas), aves como garças, saracuras, patos e biguás, servindo também como berçário natural na reprodução de peixes.
Na região Norte do Rio Grande do Sul, nossas áreas úmidas são conhecidas como BANHADOS. Já no litoral do Rio Grande do Sul a área úmida mais conhecida é a reserva do Taim. No Brasil a grande área úmida existente é o Pantanal.
Importância dos banhados
Devido à vegetação densa, em períodos de chuva as águas pluviais são absorvidas e represadas, sendo liberada de forma lenta, evitando inundações. Por outro lado, quando há seca, esta água é liberada aos poucos, garantindo suprimento hídrico os rios e riachos por mais tempo, contribuindo para a manutenção da fauna, flora e todo ambiente que está próximo a esse ecossistema.
No passado estes ambientes eram considerados insalubres, onde se pensava tratar de criadouros de mosquitos, contudo hoje já se conhece a importância desses ecossistemas para a manutenção do equilíbrio ambiental.
Atualmente estes ambientes são considerados APPs (áreas de preservação permanente), ou seja, ambientes protegidos por Lei, por se tratarem de mananciais de água.
O Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica Passo Fundo, apoia, incentiva e auxilia ações nas comunidades lindeiras na recuperação de APP’s e nascentes, com orientações e doação de mudas nativas provenientes do Horto Florestal da UHE Passo Fundo.