Cidade
Equipe participa de treinamento sobre software de gestão para micro e pequenas empresas
A equipe da Sala do Empreendedor participou, na manhã de hoje (25), de treinamento on-line sobre o programa RS TER da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Estado.
A equipe da Sala do Empreendedor que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Erechim participou, na manhã de hoje (25), de treinamento on-line sobre o programa RS TER da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Estado. A capacitação abordou os três eixos estratégicos: crédito, gestão e mercado.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, nesta primeira ação de capacitação, foram repassadas informações sobre o software gratuito iCertus: Inovação e Inteligência na Gestão das Micro e Pequenas Empresas, disponibilizado pelo programa RS TER.
“O objetivo é oportunizar o Programa RS TER às micro e pequenas empresas de Erechim. Mas por enquanto estamos em fase de estruturação e liberação do projeto na secretaria, para depois oferecermos aos microempreendedores. O iCertus pode auxiliar muito nas questões administrativas, organizando essas tarefas que normalmente são feitas na correria pelo empreendedor”, afirma.
O secretário Emerson Schelski explica que o treinamento consistiu em instruir os integrantes da Sala do Empreendedor, multiplicadores de informações, para que possam orientar e monitorar as micro e pequenas empresas de Erechim que implantarem este ERP (software). “O iCertus visa desburocratizar e organizar a rotina administrativa dos micro e pequenos empreendedores, integrando e realizando ações de compras, estoque, comerciais, fiscais, financeiras e de produção”, comenta.
Acesso ao crédito
Além de ferramentas digitais para organizar a gestão das micro e pequenas empresas, observa o secretário Emerson Schelski, os empreendedores terão acesso a crédito para capital de giro ou investimento, com Cartas de Garantia do RS GARANTIA e linhas disponibilizadas pelos parceiros financeiros do RS TER, assim como o mapeamento de parceiros comerciais, por meio da análise do sistema de inteligência artificial que o ERP, desenvolvido pela iCertus, possui.
Assim que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo obter a liberação para implantar o iCertus vai disponibilizar para a comunidade.