Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Assessoria
Cidade

Equipe resgata filhote de Gato-maracajá, em Itatiba do Sul

Também conhecido como gato-do-mato, é uma espécie característica da fauna brasileira, encontrado principalmente na Amazônia e na Mata Atlântica

Redação
por  Redação
03/03/2024 22:15 – atualizado há 57 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última semana, a equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) realizou um resgate delicado no interior do município de Itatiba do Sul. Um morador da Linha Saltinho entrou em contato com os policiais militares informando sobre a presença de um filhote de Gato-maracajá em sua residência.

Ao chegarem ao local, os policiais se depararam com um filhote assustado e bastante agitado. Com cuidado e perícia, a equipe do 3º BABM conseguiu resgatar o pequeno felino, que posteriormente foi encaminhado ao Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo (UPF) para avaliação e cuidados necessários.

O Gato-maracajá, também conhecido como gato-do-mato, é uma espécie característica da fauna brasileira, encontrado principalmente na Amazônia e na Mata Atlântica. Com olhos e patas grandes, além de uma cauda longa, esse felino habita desde a costa mexicana até Argentina e Uruguai, com exceção do Ceará, devido à sua preferência pela Mata Atlântica, um ambiente de matas densas.

Apesar de sua presença em diversas regiões do Brasil, estima-se que a população de Gato-maracajá seja relativamente pequena, variando entre 4,7 mil e 20 mil indivíduos na natureza. Infelizmente, a tendência é de queda, pois a caça realizada por criadores de aves domésticas e a destruição do habitat contribuem para colocar a espécie em risco grave. Em um horizonte de 15 anos, correspondente a três gerações, estima-se uma redução de 10% na população desses felinos.

A ação da equipe do 3º BABM não apenas salvou um indivíduo dessa espécie ameaçada, mas também destaca a importância da preservação do habitat natural desses animais. O resgate e encaminhamento para avaliação veterinária visam garantir o bem-estar do filhote, com o objetivo final de reintegrá-lo ao seu ambiente natural, contribuindo assim para a conservação da biodiversidade local.

Esse episódio reforça a necessidade de conscientização ambiental e a implementação de medidas para proteger as espécies em risco, contribuindo para a manutenção do equilíbrio ecológico em nosso país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE