Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Erebango adere a programa do Estado com foco na assistência aos idosos idosos

Propósito das ações é aumentar a qualidade de vida da população, proporcionando, desde cedo, um envelhecer saudável e com bem-estar

Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
por  Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
03/03/2022 11:29 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Proporcionar melhorias e o fortalecimento dos serviços prestados à população. É com esse objetivo que o município de Erebango confirmou a adesão à Rede Bem Cuidar RS (RBC), que integra o Programa Estadual de Incentivos para a Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado. O foco desse projeto está voltado especialmente aos idosos.

Atualmente há 624 pessoas acima de 60 anos cadastradas no município. Entre elas, está Helena Wietrzikoski, de 80 anos. Ela afirma que está muito feliz e satisfeita com a atenção recebida na Unidade Básica de Saúde (UBS). “Sempre fui bem atendida por todos e isso é muito importante”, declara.

A ideia é fazer com que, além da dona Helena, todos possam realizar um acompanhamento eficiente de saúde.

A técnica de Enfermagem, Cristiane Dallanora de Vargas, é a gestora da RBC em Erebango, e explica que o propósito das ações é aumentar a qualidade de vida da população idosa, proporcionando, desde cedo, um envelhecer saudável e com bem- estar. “Antes da pandemia já eram promovidas algumas atividades e pretendemos retomar e investir nesse cuidado”, comenta.

Capacitações

Além do incentivo financeiro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferece suporte pedagógico para o desenvolvimento da RBC no município. Um dos eixos é o técnico, que envolve cursos e capacitações aos trabalhadores da saúde, com temáticas relacionadas a cada ciclo.

Cristiane irá atuar junto com a equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF), entre outros profissionais. “A equipe se reúne a cada 15 dias e planeja ações para trabalhar com esse público. Até o momento, já realizamos o mapeamento referente aos idosos acamados e iniciamos as visitas domiciliares. Do mesmo modo, a equipe participa de diversas capacitações para poder trabalhar de forma ágil e organizada com todos”, destaca.

Todo o trabalho desenvolvido é monitorado por meio do sistema e-SUS.

Busca pela certificação

A partir do compromisso em melhor atender a comunidade, os profissionais não medem esforços para que metas sejam colocadas em prática e, agora, buscam a conquista do Selo Bronze Unidade Básica de Saúde Amiga do Idoso. A Certificação é o resultado da implementação do conjunto de ações que visam oferecer assistência aos idosos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE