Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Erebango: Atividades em grupo estimulam prevenção, cuidado e orientações à saúde

Município oportuniza atividades em que é possível compartilhar informações e experiências com equipes de saúde

Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
por  Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
01/04/2022 10:30 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Erebango retomou nesta semana, as atividades com os grupos de atenção às gestantes e também aos hipertensos e diabéticos (Hiperdia).

Na segunda-feira (28), as futuras mamães puderam esclarecer dúvidas e aprender mais sobre a importância do pré-natal e as indicações de parto normal e cesárea. A médica ginecologista e obstetra, Vanessa Faresin, conduziu as atividades.

Encontro das gestantes tratou sobre a importância do pré-natal e as indicações de parto

Segundo a especialista, o encontro com as gestantes muito proveitoso, sendo uma forma de aproximá-las dos profissionais da saúde, compartilhando experiências e desmistificando algumas informações. “Conseguimos abordar assuntos relevantes para todas as fases da gestação e também acolher os medos e receios, tão comuns nessa fase da mulher. É uma oportunidade para criar vínculos, já que essa fase é única e diferente para cada família”, ressalta Vanessa.

Atenção aos pacientes crônicos

Já na tarde de quarta-feira (30), a médica Tainara Fincatto realizou a apresentação do grupo Hiperdia, que precisou ser paralisado há mais de dois anos, em razão da pandemia.

O grupo paz parte de um programa do Ministério da Saúde que, desde 2002 tem o objetivo de organizar a assistência, prevenir e promover saúde por meio de encontros, onde os usuários podem saber mais em relação à hipertensão e diabetes. “A dinâmica também serve como uma forma de cadastramento dos pacientes crônicos da cidade para aquisição, dispensação e distribuição das medicações, de forma regular”, comenta a médica ao salientar que os encontros não visam exatamente a prevenção, pois os participantes já tem o diagnóstico de uma ou das duas comorbidades, mas o propósito é acompanhar esses pacientes, a fim de evitar agravos, prevenir os riscos e as condições que as doenças descontroladas podem causar, tais como infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), problemas renais, de visão, entre outros. 

“As doenças crônicas não têm cura, mas queremos que todos os pacientes tenham qualidade de vida. Para isso, eles necessitam de acompanhamento médico regular, com exames, avaliação dos remédios e melhora do estilo de vida, com uma alimentação mais saudável, prática de atividades físicas, importância de não fumar e controlar o peso”, destaca Tainara.

Hipertensos e diabéticos puderam saber mais sobre as doenças e formas de acompanhamento

Os encontros do Hiperdia permitem que seja feita uma avaliação em grupo e individual, com verificação da pressão arterial e disponibilização do Hemoglicoteste (HGT) a todos, além de possibilitar a renovação de receitas e análise de exames. “Desse modo, ampliamos a cobertura de cuidado da população e melhoramos o fluxo de atendimento da UBS, pois diminui as consultas na própria unidade”, acrescenta a médica.

O Hiperdia acontece sempre na última quarta-feira de cada mês, às 14h, no Centro Multiuso. Todas as pessoas que realizam tratamento para hipertensão e diabetes, estão convidadas à participar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE