Cidade
Erebango: Grupo Reviver debate sobre uso e armazenagem de medicamentos
Nesta semana, encontro foi realizado ao ar livre, no Parque Vô Jorge
Informar, orientar e difundir conhecimentos e experiências com pacientes oncológicos e seus familiares. Com esse propósito, foi organizado o Grupo Reviver, em Erebango. O projeto é realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Nesta semana, o encontro foi ao ar livre, no Parque Vô Jorge, e contou com a presença da farmacêutica Camila Pacheco.
Por meio de uma conversa informal, a profissional apresentou alguns aspectos sobre o uso racional de medicamentos, como evitar intoxicações, fazer o descarte de correto dos remédios e, ainda, dados sobre alguns chás e ervas medicinais. “Eles esclareceram dúvidas e aproveitei a oportunidade para explicar sobre o funcionamento de alguns órgãos importantes na absorção, metabolização e excreção dos componentes, como estômago, intestino, fígado e rins. Citei, também, algumas curiosidades sobre como alguns medicamentos foram descobertos na história da farmacologia e como são fabricados atualmente”, destacou Camila.
A farmacêutica se colocou à disposição dos participantes, os quais interagiram com situações do dia a dia e sentiram-se à vontade para trocar ideias. “A sabedoria popular tem muito a nos ensinar”, acrescentou.
Durante a conversa todos se comprometeram em revisar a “farmacinha” de casa, separar os medicamentos vencidos ou que estão em desuso, e levar no próximo encontro ou, ainda, direto na farmácia municipal, onde será dado o destino correto.