Cidade
Erebango inicia aplicação da vacina Meningocócica C
Vacina está liberada para crianças até 10 anos de idade que não receberam nenhuma dose desse imuno e, ainda, uma dose aos profissionais de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde de Erebango informa que, seguindo orientação do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), está liberada a vacina Meningocócica C para as crianças até 10 anos de idade que não receberam nenhuma dose desse imuno e, ainda, uma dose aos profissionais de saúde.
A decisão foi tomada devido a baixa cobertura vacinal desde o ano de 2016, com agravamento em 2020, devido a pandemia do Coronavírus.
A liberação acontece a partir deste mês até fevereiro de 2023, contudo, vale ressaltar que o assunto prevenção deve ser considerado uma prioridade. “Desse modo, o quanto antes acontecer a imunização, mais chances de evitar surtos de doenças, entre as quais a meningite e, ainda, hospitalizações, sequelas e óbitos em todo o País”, ressalta a coordenadora das Imunizações no município, Cristiane Dallanora de Vargas.
Sobre as doses
De acordo com a técnica de Enfermagem, as crianças a partir de três meses já precisam ter uma dose da vacina, sendo que a segunda dose precisa ser aplicada aos cinco meses e o reforço acontece aos 12 meses.
“A partir de um ano de idade, quem nunca vacinou poderá receber agora uma dose, ampliada até os 10 anos. Desse modo, é importante conferir a carteira de vacinação que pode estar identificada das seguintes maneiras: Meningocócica C ou Meningo C ou MCC”, esclarece Cris.
Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis podem contatar com a equipe pelo telefone: 3339 1004 ou se dirigir à UBS para que seja feita a avaliação.