Cidade
Erebango: Mulheres unem oportunidade de qualificação profissional ao bem-estar
Nesta semana, está em andamento o curso de patchwork, com nove participantes separadas em duas turmas.
O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Erebango promove uma série de oficinas e cursos, com o objetivo de oportunizar qualificação profissional, uma fonte de renda extra e, ainda, benefícios à saúde, por meio do bem-estar que as técnicas propiciam.
Nesta semana, está em andamento o curso de patchwork, com nove participantes separadas em duas turmas. A instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, Estelamaris Sandri, explica que o curso é oferecido às mulheres que residem no campo e o foco é levar conhecimento à elas e propiciar que elas possam sair de casa, se distrair, interagir em sociedade, o que reflete diretamente na saúde mental. “Ao mesmo tempo, elas podem gerar uma fonte de renda com base nos conhecimentos obtidos”, comenta, citando que o Senar oferece mais de 170 cursos.
Vale ressaltar que todas as capacitações obedecem os protocolos de prevenção à covid-19.
Suporte no aprendizado
A jovem Louize de Moraes Fernandes, de 19 anos, participa pela primeira vez dos cursos do Cras. Segundo ela, a expectativa é muito expressiva, sendo que ingressou neste ano na faculdade de Design de Moda. “Quero aprender e acredito que essa capacitação possa me auxiliar muito”, relatou.
Um novo olhar para outras possibilidades de trabalho
Conforme a assistente social e coordenadora do Cras, Lerene Klaesener, além dessa oportunidade por meio da parceria com o Senar, o município também oferece um curso de iniciação à costura; pintura em tecido; produção de edredons com mulheres indígenas da reserva Guarani; e a capacitação em manicure e pedicure. “É algo interessante, pois elas podem vislumbrar outros tipos de trabalho, além das atividades com esforço braçal, muito exercidas na comunidade. Há exemplos de mulheres que realizaram o curso e estão atuando como costureira, manicure e até professoras de manicure, por exemplo. É um olhar ainda mais amplo”, destaca.
Os interessados podem contatar com a equipe do Cras, sendo que, ao serem organizadas as turmas, iniciam-se os cursos. “A secretária de Assistência Social, Claura Araldi, tem o objetivo de, futuramente, criar uma Associação de Artesãos. Nesse momento estamos nos primeiros passos a caminho da realização de mais esse ideal em prol da comunidade”, ressalta Lerene.