Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Erebango: Município inicia vacinação com dose bivalente em idosos

Nesse primeiro momento será aplicada em grupos prioritários, iniciando pelos munícipes acima de 60 anos.

Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
por  Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
26/02/2023 20:58 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Erebango já dispõe da dose bivalente contra a covid-19, que nesse primeiro momento será aplicada em grupos prioritários, iniciando pelos munícipes acima de 60 anos. Na sequência serão contempladas pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas, indígenas, trabalhadores de saúde e pacientes imunocomprometidos.

O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o Coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. A indicação é a partir dos 12 anos de idade e o intervalo é de quatro meses da dose reforço ou da última dose do esquema primário de vacinação (exemplo Dose 1 + Dose 2). 

“Recomendamos a todos para que avaliem suas cadernetas e em caso de dúvidas ou se não possuem mais o documento, dirijam-se à UBS para esclarecer ou aplicar as doses que estão em atraso”, explica a responsável pelo setor de Imunização do município, a técnica em Enfermagem, Cristiane Dallanora de Vargas.

Vacina monovalente

Segundo Cris, como ainda vai levar um tempo para que a vacina bivalente esteja disponível a toda população, é importante que continue sendo aplicada a vacina monovalente – disponibilizada desde o início da campanha.

“Atualmente, todas as pessoas acima de seis meses de idade podem receber o imunizante contra a covid-19. No entanto, como o frasco possui múltiplas doses, as quais duram apenas um dia, é solicitado para que os pais ou responsáveis informem o nome da criança ou adolescente, para que a equipe faça contato na data que será feita a aplicação, com o intuito de evitar o desperdício de doses”, esclarece.

Nesse sentido, para a população adulta em geral, os dias de vacinação a partir de agora são: terça e sexta-feira.

A técnica em Enfermagem salienta que a vacina gera uma imunidade provisória e, assim, é fundamental que seja feito o reforço. Vale ressaltar, ainda, que as doses não impedem totalmente a contaminação pelo vírus, mas diminuem expressivamente as complicações e riscos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE