Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Erebango: uma trajetória de desenvolvimento, união com a comunidade e visão de futuro

O município de Erebango celebra neste domingo, 11 de abril, mais de três décadas de emancipação político-administrativa.

Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
por  Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
09/04/2021 13:19 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O município de Erebango celebra neste domingo, 11 de abril, mais de três décadas de emancipação político-administrativa. Nesses 33 anos de história, Valmor José Tomelero está em seu terceiro mandato como prefeito (2005 a 2008 / 2009 a 2012 e atualmente – 2021 a 2024).

Em sua avaliação, para mudar ou melhorar a estrutura de um município, é preciso, muitas vezes, a continuidade e uma visão de futuro. “Quando estamos na posição de gestor público, temos que atuar de forma a fazer algo que marque na comunidade, essencialmente, que deixe um legado por meio de alternativas que melhorem a vida das pessoas. Por isso, é fundamental colocar ações em prática”, enaltece.

Tomelero recorda que, no passado, foram feitos investimentos expressivos em áreas como habitação, onde foram intensificados os trabalhos de recuperação de casas, uma demanda expressiva da comunidade que agora dará prosseguimento a novos projetos.

Educação

Na área de educação, o objetivo é manter os espaços já existentes para atender a todas as crianças da melhor forma possível. Ao mesmo tempo, planejamos adequar, em breve, pelo menos a maior parte do ensino, para o formato integral. Para tanto, iremos buscar recursos para tais investimentos e complementar com profissionais que atuem no turno inverso ao escolar”, comenta.

O propósito é oferecer outros diferenciais, por meio do esporte, informática, reforço e, até mesmo, cursos para qualificação, no intuito de começar a preparação dos estudantes para um futuro profissional. “A estrutura educacional recebeu ampliação expressiva ao longo do tempo e o objetivo é prosseguir as ações. Todos os prefeitos atuaram dentro das suas possibilidades. Cada um marca a sua história”, reitera o prefeito.

Saúde e o projeto de ampliação do horário de atendimento

Na área da saúde, a equipe multiprofissional prossegue os trabalhos para melhorar a prestação de serviços à comunidade. “Projetamos um horário diferenciado de atendimento, inicialmente de 12 horas, das 7h às 19h e, se houver disponibilidade de pessoal, podemos ampliar para 15 horas. Contudo, cada passo é muito bem pensado, pois toda gestão deve ter responsabilidade”, destaca Valmor.

Incentivo aos empreendedores do campo

Nas áreas de Obras e Agricultura, as atividades estão intensificadas e a administração pretende reativar e adequar o britador. “Investiremos fortemente na melhoria das estradas, tanto na cidade como no interior, com uma preocupação especial em oferecer mais qualidade nos acessos aos agricultores”, enfatiza.

O chefe do Executivo salienta que a equipe administrativa busca, ainda, incentivar os empreendedores do campo a investir. “Atualmente o município não tem potencial de aumentar a área agrícola, mas precisamos focar em alternativas que ampliem a produtividade (mais matéria prima por área) e a produção. Há um trabalho técnico nesse sentido. Que as famílias possam prosseguir com suas atividades no interior, gerando riquezas”, ressalta.

Atualmente a agropecuária é o setor responsável pela maior parte da receita do município, porém, a equipe de administração considera essencial o estímulo a todas as áreas, propiciando, ainda, a diversificação das atividades e serviços.

Empresários da cidade

No meio urbano, os projetos estão voltados aos investimentos na melhoria e criação de novas unidades de “berçários industriais”, no intuito de incentivar os munícipes na criação do próprio negócio.

Assistência Social

Na área de Assistência Social, entre os propósitos está a intensificação de projetos em prol dos que mais necessitam e, também, promover treinamentos e a qualificação profissional, especialmente para mulheres, incentivando a criação de núcleos de empresas, com o foco na geração de emprego e renda às famílias.

Administração

No que se refere à administração e gestão, de maneira geral, a ideia é fazer a mudança para a nova sede, que será um Centro Administrativo, com praticamente todas as secretarias instaladas no local. “Iremos trabalhar em parceria com a Câmara de Vereadores, para que eles possam utilizar o prédio histórico em que está a prefeitura. Desse modo, o Legislativo terá uma sede própria, sem a necessidade de gastos com aluguel”, salienta o prefeito.

Pandemia e seus múltiplos reflexos

A pandemia causada pelo coronavírus impactou diretamente no cotidiano da sociedade. Além da insegurança e receios diante dos reflexos provocados pela covid-19, as ações do poder público também sofrem os efeitos de uma realidade chamada de “novo normal”. “Acreditamos que somente poderemos retornar à normalidade quando a vacinação fizer a cobertura de toda população. Se surgir a oportunidade de comprarmos as vacinas, iremos adquirir. Os desafios no âmbito econômico e social são imensuráveis”, assinala Valmor, que enfatiza: “Sabemos a responsabilidade que o gestor público possui em trabalhar esse assunto. Precisamos tomar algumas medidas mais rígidas mas que nesse momento são essenciais. Desse modo, acredito que é importante permitir a continuidade dos trabalhos, de forma cada vez mais segura. Isso envolve não somente os empresários, mas a população de modo geral. Mantemos nossa preocupação constante com o retorno à “normalidade”. Desejamos que as crianças estejam novamente nas escolas e os trabalhadores nas empresas. Sabemos que todos os cuidados e protocolos sanitários devem ser mantidos”, completa.

Compromisso de valorizar os cidadãos

Ao enaltecer a passagem do aniversário de 33 anos de Erebango, o prefeito Valmor José Tomelero e o vice, Flávio Evandro Kusz, frisam que ao assumir o município, reforçaram a responsabilidade em fazer diferente, valorizar os cidadãos e fazer com que os recursos sejam destinados nas ações em prol da comunidade. “Que todos tenham condições de trabalhar, ter sucesso e, desse modo, o município se desenvolve junto. Em paralelo, a administração busca, de forma cada vez mais efetiva, atender a população de forma igualitária, melhorar constantemente os índices de educação, os serviços de saúde, as condições de habitação e a infraestrutura como um todo, incentivando, especialmente, a geração de emprego e renda”, declaram Valmor e Flávio.

O respeito a todas as pessoas é mais que uma bandeira, mas um dos compromissos que integram a base de trabalho da administração municipal. Do mesmo modo, é fundamental manter uma relação harmônica com os integrantes do poder Legislativo e com os representantes de entidades e órgão locais e regionais, em benefício do bem comum.

Programação

Em razão da pandemia causada pelo coronavírus, a programação de aniversário do município fica restrita às homenagens e recordações. Por isso, será transmitida uma Live com depoimentos de pessoas que marcam a história de Erebango. A oportunidade contará, ainda, com sorteio de brindes e música com os artistas locais e regionais.

Para prestigiar, basta acessar pelo Facebook: Erebango-RS Nossa Terra Nossa História ou a página oficial da Prefeitura, às 19h de domingo (11).

Missa

Pela manhã, às 9h, será realizada uma missa em Ação de Graças, na Capela São Sebastião. Para a ocasião devem ser seguidos todos os protocolos de prevenção à covid-19, como distanciamento controlado, uso de álcool em gel e máscara. No local também haverá limite de ocupação.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE