Cidade
Erebango: União de esforços em prol de quem mais precisa
A entrega de doações pode ser feita diretamente no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município.
O temporal que ocorreu entre a noite de segunda-feira e a madrugada de terça, assustou a comunidade erebanguense e provocou estragos em diversas residências no meio urbano e, ainda, em propriedades do campo.
De acordo com a equipe da Prefeitura, ao todo, foram 81 casas atingidas, o que representa 96 famílias e 257 pessoas.
A garagem da Prefeitura, lavouras e várias outras atividades como cultivo de morangos e mudas de hortaliças, também sofreram o impacto do granizo. Em algumas estradas do interior, houve queda de árvores. No meio rural, os reflexos foram ainda mais preocupantes nas comunidades de São Judas, Linha Meregalli e Santo Antônio.
Restaurações
Conforme o vice-prefeito, Flávio Kusz, já foi adquirida uma parte do material para a reforma das casas atingidas, a qual deve chegar ao município entre hoje (28) e amanhã. “Já na sequência iremos mobilizar os servidores das Secretarias de Obras e Agricultura, para atuarem na restauração dos locais que aguardam um suporte”, destaca Flávio.
Conforme o levantamento, serão necessárias aproximadamente 2.700 unidades de materiais que compõem a estrutura de uma casa, incluindo telhas (Brasilit) e goivos.
Mobilização de esforços
O auxílio às pessoas que mais precisavam iniciou ainda na madrugada. Já durante toda a terça-feira, os trabalhos de distribuição de lonas, cobertores, colchões e cestas básicas, prosseguiram até o início da noite.
Profissionais da Defesa Civil de Erechim e equipes da administração municipal de Ipiranga do Sul, concederam uma ajuda essencial no atendimento à comunidade erebanguense. A secretária de Assistência Social, Claura Araldi, ressalta que o foco foi atender primeiramente a todos que mais precisavam. “Não há maneira suficiente para agradecer o apoio recebido, principalmente da Secretaria de Assistência Social ipiranguense e de todos que nos acompanharam nessa ação. Ao todo, foram entregues mais de 100 cobertores, além de roupas. Ficamos apreensivos, pois as temperaturas estão muito baixas e é preciso buscar alternativas para proteger as nossas famílias”, enalteceu Claura.
À comunidade, fica o pedido a quem puder contribuir de alguma maneira com roupas de inverno. A entrega pode ser feita diretamente no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município.