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Cidade

Erechim: 56,25% dos serviços públicos já podem ser abertos de forma on-line ou via aplicativo

Cento e setenta e um processos administrativos são totalmente digitais. Até fim do ano tem novidades na Educação

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
09/08/2022 18:43 – atualizado há 1 ano
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Implantação de novos serviços, como aprimorar e avançar no processo de transformação digital e avaliar tudo que vem sendo realizado pela administração municipal de Erechim, que alcança 56,25% de todos serviços públicos. Esses foram os objetivos da reunião do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, na manhã de hoje (9), no Salão Nobre da prefeitura.

Avanços significativos e metas

Segundo o coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, a transformação digital está aumentando consistentemente em todas as secretarias. “Os avanços são significativos e a meta é chegar a 90% dos serviços públicos digitalizados até o fim deste ano”, destaca.

Ampliação dos serviços

Conforme o diretor de Tecnologia em Informação, André Luiz Dalo Rosa, o município de Erechim realiza 304 tipos de processos administrativos. “Dentre eles, 171 são totalmente digitais, ou seja, 56,25% do total; outros 122 são totalmente físicos, ou seja, 40,13%; e 11 estão no status de abertura física ou digital – 3,62%”, observa.

Educação

Na ocasião, o diretor de Informática Educativa, Alaercio Lina dos Santos, representando a Secretaria de Educação, disse que a transformação digital está sendo estruturada em todas as ações da secretaria. “Estamos caminhando para zerar o uso de papel nas escolas. Além, disso, até o fim do ano, os familiares, responsáveis, mães, pais, poderão conferir via aplicativo SysEducação, no celular, as notas e a frequência dos seus filhos na Rede Municipal de Ensino”, disse.

Mini comitês

O comitê abordou, também, a criação de mini comitês em cada secretaria para ampliar os resultados, acelerar a mudança das práticas administrativas e qualificar ainda mais todo o processo de transformação digital, utilizando o conhecimento dos servidores sobre o funcionamento da estrutura pública.

Ouvidoria e Protocolo

Outro tema importante da reunião, discutido pelo Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, foram as melhorias no sistema digital da Ouvidoria Municipal e a intercomunicação com todas as secretarias.

A transformação digital envolve as atuais 12 secretarias do município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos e faz parte do programa municipal Investe + Erechim, que tem como meta atingir R$ 1 bilhão em investimentos públicos e privados.

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