Erechim: CREAS oferece suporte especializado a pessoas em situação de vulnerabilidade social

Unidade vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social atua no atendimento e acompanhamento de famílias e indivíduos com direitos violados, garantindo proteção e orientação contínua.

Por Redação Publicado em 16/07/2025 22:29 - Atualizado em 16/07/2025 22:55

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, responsável por oferecer apoio e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social devido à violação de direitos. Integrando a Proteção Social Especial de média complexidade, o CREAS atua com serviços especializados para pessoas em vulnerabilidade agravada, como casos de violência, negligência e abandono, promovendo orientação e suporte contínuo.

O CREAS atende diversos públicos em situação de vulnerabilidade, como crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, migrantes e vítimas de violência. Também acompanha adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e suas famílias. Os atendimentos são realizados de forma individual, em grupos ou por meio de visitas domiciliares, com frequência semanal ou quinzenal, além de reuniões técnicas com profissionais da rede de proteção para articulação e encaminhamentos.

O CREAS mantém articulação contínua com órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e do Sistema de Justiça, como Conselho Tutelar, Delegacias, Ministério Público, Defensoria Pública e Judiciário. Seus relatórios técnicos apoiam decisões judiciais e ações de proteção.

A população pode fazer denúncias de forma segura e anônima. Casos de violação de direitos de crianças e adolescentes devem ser comunicados ao Conselho Tutelar, Promotoria, Delegacias ou pelo Disque 100. Já situações de violência contra idosos e pessoas com deficiência podem ser denunciadas nos mesmos canais, além do atendimento presencial no CREAS, sem necessidade de identificação.

O CREAS conta com uma equipe dedicada à garantia de direitos, formada por 01 coordenadora, 02 assistentes sociais, 02 psicólogas, 01 pedagoga social, 01 agente executivo, 01 higienizadora e 01 motorista.

Contato: (54) 3520-7056
Endereço: Rua Doutora Yvone Marsico, 77 – Bairro Fátima.

*Com informações de Comunicação PME