Erechim é palco da final do Circuito de Xadrez no Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin
Evento é promovido pela GM Xadrez, com apoio da Prefeitura de Erechim.
Neste sábado (7), acontece no Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin, em Erechim, o Circuito de Xadrez promovido pela GM Xadrez, com o apoio da Prefeitura de Erechim. O evento reúne mais de cem participantes e doze cidades, com rating oficial pela Confederação Brasileira de Xadrez. São seis municípios do Rio Grande do Sul: Erechim, Aratiba, Barão de Cotegipe, Itatiba do Sul, Jacutinga e Getúlio Vargas e seis de Santa Catarina: Concórdia, Chapecó, São Lourenço do Oeste, Seara, Tunápolis e Itá.
Xadrez nas Escolas Municipais
Nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Erechim, o xadrez faz parte do Programa Castelinho há dois anos no contraturno escolar. O programa oferece 14 atividades extra curriculares, como esporte e cultura.
O xadrez tem um impacto direto no desempenho escolar. A prática pode melhorar o desempenho em disciplinas como matemática e leitura, ensinar a lidar com derrotas de forma construtiva e a valorizar o aprendizado contínuo e ao mesmo tempo, fortalecer a autoconfiança, já que cada conquista no tabuleiro reflete o esforço e a evolução do estudante. Além de ser uma atividade inclusiva, acessível a pessoas de todas as idades, gêneros e condições, em competições ou encontros, o esporte promove a interação social, o respeito às diferenças e a troca de experiências, criando um ambiente de cooperação e aprendizado mútuo.
“O xadrez é uma prática que promove o desenvolvimento integral de seus praticantes, sendo uma atividade que transcende o aspecto lúdico para se tornar uma ferramenta de aprendizado, crescimento pessoal e socialização”, comenta a secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipsch.
Sobre o evento
O Circuito de Xadrez vem acontecendo ao longo do ano. Já ocorreu nos municípios de Jacutinga, Aratiba e Itatiba do Sul e por fim, Erechim.
“Realizar um circuito de xadrez entre municípios e escolas promove o trabalho em equipe, estimula a competição saudável e promove valores como respeito, colaboração e superação”, destaca o prefeito Paulo Polis.