Cidade
Erechim é reconhecida por agência da ONU com o Selo Migracidades
Na prática, significa que o município cumpriu uma série de requisitos e atende pessoas migrantes no fluxo de trabalho.
Na tarde desta sexta-feira (9) Erechim foi contemplada com o Selo Migracidades - Aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil, fruto de parceria entre a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Agência da ONU para as Migrações, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública.
Na prática, significa que o município cumpriu uma série de requisitos e atende pessoas migrantes no fluxo de trabalho.
Dentre as ações, a Secretaria de Assistência Social atende famílias migrantes, acompanha a inclusão nos serviços municipais e a emissão de documentos necessários para estabelecimento no país, dentre outras ações.
O reconhecimento, que foi celebrado pelos gestores públicos municipais, tem como objetivo capacitar atores locais, impulsionar o diálogo migratório, certificar o engajamento dos governos em aprimorar a governança migratória e dar visibilidade as boas práticas identificadas nos estados e municípios brasileiros.
A certificação com Selo MigraCidades 2021 é um momento importante de reconhecimento e visibilidade do trabalho que os governos participantes vêm realizando. O processo envolveu, dentre outras atividades, a construção de um diagnóstico da governança migratória local e a definição de prioridades que serão trabalhadas e monitoradas.
O objetivo é contribuir para a construção e gestão da governança migratória local de forma qualificada e planejada.
“Erechim sendo selecionada entre as demais cidades do Brasil como um município ao qual possui mecanismo para orientar e ajudar os migrantes que aqui chegam é sem dúvida uma cidade para todos”, comemora a secretária de Assistência Social, Clarice Moraes.