Cidade
Erechim: engenheiro apresenta estudo sobre segurança viária ao prefeito Polis
O objetivo é implantar dispositivos de controle eletrônicos de velocidade em alguns pontos do município
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, participou da reunião de trabalho, na manhã desta terça-feira (16), no Salão Nobre, para apresentação do estudo técnico para redutores de velocidade nas vias do município, feita pelo engenheiro de transporte, Guilherme Belegante.
Estavam presentes na apresentação, além do líder do Executivo, o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini; o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi; o secretário adjunto, Rafael Colet; o coordenador da Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli; o diretor de Trânsito, Eleniltom José Pires de Lima; e o engenheiro da prefeitura, Jonathan Medeiros.
Inicialmente, o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, disse que este é um pontapé inicial, e o objetivo do estudo é buscar informações técnicas para subsidiar qualquer decisão futura sobre a instalação destes equipamentos no trânsito de Erechim.
“Se confirmada, a implantação será gradativa”, disse o secretário.
Pontos críticos
Segundo o engenheiro de tráfego, Guilherme Belegante, o estudo técnico se deu em pontos com registro de muitos acidentes. Alguns deles, inclusive, resultaram em mortes. A análise foi realizada entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março.
Ele citou o exemplo da rua doutor Sidney Guerra, próxima ao cruzamento da avenida Tiradentes, em que a velocidade média foi de 59 km/h e a velocidade máxima chegou a 89 km/h.
“Isto é, o estudo registrou veículos 80%, neste ponto, acima da velocidade permitida para o local. Outro ponto crítico foi na avenida Caldas Júnior e na avenida Sete de Setembro, em frente a URI”, afirma o responsável pelo estudo.
28 locais analisados
“Foram analisados 28 pontos da cidade, e em todos eles fizemos estudo de tráfego, contagem para entender o fluxo que passa no local, medimos a velocidade dos veículos, entre outras análises. O objetivo do estudo é implantar dispositivos de controle eletrônicos de velocidade nestas áreas, com foco principal na segurança viária, isto é, a segurança de pedestres, motoristas, ciclistas, todos que utilizam a via”, afirma o engenheiro de transporte.
Ele apresentou os requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade de veículos e os três tipos de redutores.
“Temos o redutor, destinado a fiscalizar a redução pontual de velocidade estabelecida em relação a velocidade da via; o controlador, que fiscaliza o limite máximo de velocidade da via; e, o controlador semafórico, que além de fiscalizar o limite de velocidade, fiscaliza se o motorista parou em cima da faixa de pedestres, avançou o sinal vermelho ou fez conversão proibida”, explica o engenheiro.
Todo o trabalho foi elaborado de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que permite a utilização deste tipo de tecnologia nos locais analisados.
Na parte da manhã, o estudo também foi apresentado aos integrantes do Conselho Municipal de Trânsito e de Transportes de Passageiros do Município de Erechim (Comtran). E na parte da tarde será exposto aos vereadores no plenário do Poder Legislativo.