Erechim fecha 2025 com saldo positivo na geração de empregos
Dados do Caged mostram crescimento do mercado de trabalho, com destaque para o comércio e reflexo das políticas de desenvolvimento econômico.
Erechim consolida 2025 como um ano histórico na geração de empregos formais. Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontam um saldo positivo na criação de vagas, resultado de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, à qualificação profissional e à integração entre o poder público e a iniciativa privada.
Em novembro de 2025, o município registrou 1.737 admissões e 1.674 desligamentos, o que resultou em saldo positivo de 63 empregos. Entre os setores, a Construção e o Comércio apresentaram crescimento, com a criação de 11 e 107 vagas, respectivamente. Agropecuária, Indústria e Serviços tiveram variações leves, mantendo estabilidade no mercado de trabalho local.
O Comércio se destacou como o principal responsável pela geração de empregos no mês, refletindo maior confiança dos empresários, aumento do consumo e a relevância estratégica do setor para o fortalecimento da economia e da empregabilidade em Erechim.

Saldo mês a mês até novembro de 2025 - Os dados são refletidos no saldo positivo de cada mês do ano.
- Janeiro: 164
- Fevereiro: 729
- Março: 247
- Abril: 177
- Maio: 240
- Junho: 187
- Julho: 127
- Agosto: 280
- Setembro: 238
- Outubro: 103
- Novembro: 63
Desempenho acumulado no ano (janeiro a novembro)
- Admissões: 23.218
- Desligamentos: 20.663
- Saldo positivo: 2.555 empregos formais
Fatores que impulsionaram a geração de empregos
O prefeito Paulo Polis destaca que os números refletem um trabalho planejado e contínuo da Administração Municipal para criar um ambiente favorável aos investimentos. “Esses resultados são fruto de uma forte parceria público-privada, do investimento permanente em qualificação profissional, da entrada dos novos distritos industriais e da agilidade na aprovação de projetos, que teve 1.113 aprovados em 2025. Nós construímos um ambiente para que a iniciativa privada investisse, gerasse emprego e renda para a nossa população”, disse.
O prefeito Polis também ressalta o impacto social do crescimento do emprego formal. “Com mais pessoas trabalhando e com renda, Erechim avança também na área social. Já reduzimos em mais de mil famílias o número de beneficiários do Bolsa Família, o que demonstra que o emprego é o melhor programa social”, finalizou.