Cidade
Erechim: fevereiro com 377 novos empregos
Das cinco áreas pesquisadas, indústria, serviços, comércio, construção civil ficaram positivas. “Isso é resultado da força das empresas, os 16,5 mil CNPS ativos no município, aliado ao trabalho intenso do Poder Público”, afirma prefeito, Paulo Polis
Pelo segundo mês consecutivo no ano, Erechim gerou mais empregos que demissões, em fevereiro. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o município criou 377 postos de trabalho, com carteira assinada no período, resultando em saldo positivo de 463 empregos formais, em dois meses.
Setores
Segundo informações do CAGED, divulgadas nesta quarta-feira (29), das cinco áreas pesquisadas, indústria, serviços, comércio, construção civil ficaram positivas, somente agropecuária ficou negativa.
Mais contratações
A indústria foi o setor que mais fez contratações, com a criação de 169 postos de trabalho formal; em segundo lugar aparece o setor de serviços, com 114 empregos; na terceira posição vem o comércio, com a abertura de 68 novas vagas; e, em quarto lugar, a construção civil, com 29 contratações. O saldo negativo ficou com o setor agropecuário, que fez 3 desligamentos. No geral, Erechim fez 1.969 admissões e 1.592 demissões, resultando em 377 novos empregos com carteira assinada em fevereiro.
Empresas fortes e parceria com Poder Público
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, atribui o resultado positivo, deste mês, com a geração de 377 novos empregos com carteira assinada, à força das empresas, os 16,5 mil CNPS ativos no município, aliado ao trabalho intenso do Poder Público, que proporciona, gratuitamente, qualificação profissional, promove Feirão de Empregos, e, disponibiliza suporte técnico para as empresas.
“No Feirão, realizado no início deste mês, houve 1798 atendimentos pelas 30 empresas e instituições, que receberam 1559 currículos e fichas de inscrição. Teve mais de 100 inscritos para 20 cursos de qualificação profissional, e 100 atendimentos realizados pela ONU aos migrantes e 50 pelo SINE Móvel”, lembra o prefeito.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, o município tem vários programas e ações de incentivo ao emprego e suporte para micro, pequenas, médias e grandes empresas, como o novo Distrito Industrial Giácomo Madalozzo, localizado no Bairro Industrial Davide Zorzi, em que as empresas irão pagar, somente, os recursos investidos pelo município em infraestrutura, sem juros, e correção pela URM anual.
“Erechim tem Berçário Industrial, Feirão de Emprego, Programa RS TER, Sala do Empreendedor, Programa Qualificar +, Diretoria de Fomento às Micro e Pequenas Empresas e Diretoria de Infraestrutura. Estamos planejando o futuro Condomínio Industrial para micro e pequenas empresas, além disso, diariamente, temos servidores qualificados para auxiliar as empresas no que for preciso, enfim, para manter e ampliar os negócios”, ressalta o secretário.