Cidade
Erechim: grupos prioritários já podem ser vacinados com a vacina bivalente contra a Covid-19 e com a Influeza
Diferentemente de anos anteriores, na 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) todos os públicos-alvo contemplados podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) desde o primeiro dia.
A partir desta segunda-feira (10), todos os grupos prioritários já podem ser vacinados com a vacina bivalente contra a Covid-19. Assim também acontece com a vacina contra a Influeza, onde todos os públicos-alvo podem receber a imunização. Diferentemente de anos anteriores, na 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) todos os públicos-alvo contemplados podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) desde o primeiro dia.
Público prioritário Covid-19
Podem se vacinar com a dose de reforço bivalente os idosos de 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde.
A vacina também está disponível para adolescentes e adultos a partir dos 12 anos dentro dos grupos prioritários: pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; e pessoas com deficiência permanente e comorbidades.
O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina bivalente (reforço) para as pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de quatro meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.
Público-alvo Influenza
A vacina ofertada é composta por três tipos de cepas do vírus influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, é aplicada dose única. Crianças abaixo dos nove anos de idade, se estiverem tomando a vacina pela primeira vez, recebem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. A vacina contra a Influenza (gripe) pode ser aplicada junto a outros imunizantes, inclusive o da Covid-19.
"Lembramos que neste ano todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde já podem procurar a vacina deste o primeiro dia, então não será preciso que esses grupos esperem a troca de etapa. A vacina protege do surgimento de complicações respiratórias, por isso é tão importante que todos que estão contemplados procurem uma UBS a partir desta segunda-feira", destaca a secretária de Saúde, Éclesan Palhão.
Podem receber a vacina contra a Influenza crianças de 6 meses a 6 anos incompletos; trabalhadores de saúde; gestantes e puérperas; professores; indígenas; idosos acima de 60 anos; profissionais de força de segurança e salvamento e forças armadas; pessoas com doenças crônicas; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores do transporte coletivo urbano; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e adolescentes em medida socioeducativa.
Dias e horários de vacinação
Para receber a vacina contra a Covid-19 as pessoas devem comparecer à sua UBS de referência com a documentação e carteira de vacinação. O horário de vacinação será das 8h às 11h e das 13h30 às 15h, de segunda a sexta-feira.
Já a vacina contra a Influenza está disponível em todas as UBSs do município das 8h às 11h e das 13h30 às 16h, sendo que na UBS Centro o horário é das 8h30 as 18h sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta feira.