Cidade

Erechim inicia aplicação da vacina bivalente para imunocomprometidos e pessoa com deficiência permanente acima dos 12 anos

O imunizante é aplicado nas Salas de Vacinação das 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Erechim.

Por Assessoria Prefeitura de Erechim Publicado em 15/03/2023 19:00 - Atualizado em 03/06/2024 11:46

A Prefeitura de Erechim inicia, nesta quinta-feira (16), a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 em pessoas imunocomprometidos acima de 12 anos e pessoa com deficiência permanente acima dos 12 anos. O imunizante é aplicado nas Salas de Vacinação das 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Erechim.

Para receber a vacina Bivalente/Pfizer (que protege contra as duas variantes da Ômicron) este público em específico deve comparecer à sua UBS de referência com a documentação e carteira de vacinação. O horário de vacinação será das 8h às 11h e das 13h30 às 15h.

Esquema vacinal

O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina bivalente (reforço) para as pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes.

O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de quatro meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

O que significa imunocomprometidos?

São considerados indivíduos imunocomprometidos: pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV (PVHIV); pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e uso de corticoide em dose maior ou igual a 20mg/dia de prednisona ou equivalente por mais de 14 dias. Crianças em uso de prednisona ou equivalente maior ou igual 2mg por mais de 14 dias até 10kg; indivíduos em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiência primárias); pessoas com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.

O que significa pessoa com deficiência permanente?

Considera-se pessoa com deficiência permanente aquela que tem impedimento de longo prazo, seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Este grupo inclui pessoas com limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para locomoção;

com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, ainda que com uso de aparelhos auditivos;com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar; com deficiência intelectual permanente que limite suas atividades habituais e autistas.


Conteúdo relacionado