Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação/Secom/PME
Saúde

Erechim inicia vacinação de idosos contra a Covid-19

Vovó de 102 anos foi a primeira a receber a vacina nesta terça-feira(9). Veja como proceder para que a equipe de vacinação encontre o idoso:

Secom/Erechim
por  Secom/Erechim
09/02/2021 15:14 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na tarde de segunda-feira (8) a região da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) recebeu o quarto quantitativo de doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19. No total, 4.560 unidades chegaram à 11ª CRS.

Em Erechim, nesta remessa, ficaram 1.670 unidades que serão destinadas aos profissionais que atuam na área da saúde, bem como para dar início a vacinação do grupo de idosos acima de 85 anos.

Deste montante 330 doses ainda serão aplicadas para finalizar a imunização dos profissionais de saúde e 1340 doses serão destinadas para iniciar a vacinação do grupo de idosos, com idade acima de 85 anos.

Idosa com mais de 100 anos recebe a vacina

Para marcar o início da vacinação neste grupo, a Secretaria de Saúde imunizou na terça-feira (9) Helena Brzostek, de 102 anos. Vale destacar que a vacinação de idosos acontece diretamente em domicílio, com o objetivo de evitar aglomeração e o deslocamento desse público até a Secretaria de Saúde. Para isso, a Secretaria de Saúde alerta que os idosos não devem se dirigir até as Unidades Básicas de Saúde.

Para vacinar

Para receber a dose, o idoso foi cadastrado pelos agentes de saúde ou pela equipe da Estratégia de Saúde da Família. Ainda, é possível realizar o cadastro do idoso através dos números de WhatsApp (54) 99261.6816 e (54) 99158.7539. A família do idoso deve fazer o cadastro e aguardar a visita da equipe de vacinação.

Grupos vacinados

No total, a Erechim recebeu 4.536 doses que já foram aplicadas em 2.404 pessoas (atualizado em 09.02.21 às 16h), na Campanha de Vacinação Contra a Covid, iniciada no município oficialmente no dia 19 de janeiro.

Desse quantitativo, foram vacinados conforme o Plano Nacional de Imunização, os profissionais de saúde e dos demais setores da Fundação Hospitalar Santa Terezinha e Hospital de Caridade. Além disso, em sua totalidade, o público residente e funcionários do Lar dos Idosos e os indígenas.

Também foram imunizados os profissionais da ala hospitalar do Hospital Unimed e Hospital Santa Mônica.

Ainda, foram vacinados profissionais de saúde acima dos 40 anos, em atividade, das áreas de odontologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, farmácia entre outros.

As demais áreas da saúde seguem recebendo a vacina conforme a disponibilidade de doses recebidas em Erechim.

Importante explicar que destas 4.536 doses temos 1274 que estão armazenadas para a aplicação da 2ª dose.

Já as pessoas que fazem parte do grupo de risco (doenças prévias) receberão a vacina quando chegar para esse público. Isso acontecerá após o total de vacinados dos públicos prioritários, ou seja, profissionais de saúde e idosos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE