Cidade
Erechim: mais de 3,5 mil pessoas auxiliaram na organização das doações aos atingidos pela enchente
Ação organizada pela Prefeitura de Erechim, por meio da Defesa Civil, Força Voluntária Alto Uruguai, em parceria com a ACCIE, “Erechim Solidário pelo Rio Grande”, ocorreu no sábado e domingo
Mais de 3,5 mil pessoas deram um grande exemplo de humanidade e solidariedade, neste sábado (4) e domingo (5), na Praça da Bandeira e no parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), recebendo, separando e carregando, toneladas alimentos, roupas, material de higiene, limpeza, ração para animais e, também, colchões, móveis, eletrodomésticos, que já foram enviados para municípios da região e, também, para a central da Defesa Civil, em Passo Fundo. Todo o trabalho da ação “Erechim Solidário pelo Rio Grande” foi coordenado pela Prefeitura de Erechim, por meio da Defesa Civil, Força Voluntária Alto Uruguai, em parceria com a ACCIE.
Prefeitura
“Milhares de pessoas foram muito generosas e mostraram o seu espírito solidário neste fim de semana, doando e trabalhando, incansavelmente, na triagem de tudo que foi recebido, toneladas de alimentos. Só temos a agradecer a colaboração de todos os voluntários e a todas as famílias que fizeram as doações. Isso não é pouca coisa. Muito obrigado a todos”, afirma o prefeito, Paulo Polis.
Defesa Civil
O coordenador da Defesa Civil de Erechim, Vagner Mânica, disse que mais 3,5 mil pessoas colaboraram, nos dois dias, de muitas formas, com trabalho voluntário. Ele ressalta que num primeiro momento a prioridade é distribuir água, alimentos, medicamentos, produtos de limpeza e higiene, e, num segundo momento, roupas de camas, móveis, entre outras coisas.
ACCIE
O presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, comenta que a população atendeu ao chamado do prefeito, por meio da Defesa Civil e Força Voluntária, e milhares de pessoas colaboraram nos dois dias na ACCIE. “Erechim está de parabéns, todos que doaram e contribuíram nestes dias. Ficamos felizes em poder ajudar, porque é muito melhor ajudar do que ser ajudado”, observa Darlan. Ele destaca que a Defesa Civil e a Força Voluntária estão coordenando muito bem todo o trabalho na ACCIE.
Voluntários
No sábado e domingo milhares de colaboradores trabalharam horas a fio para descarregar os caminhões, fazer a triagem de tudo, reembalar e abastecer, novamente, os caminhões e dar destino para tudo que foi arrecadado, comida, água, roupas, cobertores, toalhas de banho, material de limpeza e muito mais. A seguir, alguns voluntários falam sobre o que viram nestes dois dias na ACCIE.
“Eu vim ajudar, porque é neste momento que temos que ajudar as pessoas, é muito triste ver nossos irmãos lá sofrendo. Me espantei com tanta coisa que foi arrecadado. Erechim é um lugar em que todo mundo se ajuda”, disse Terezinha Araldi.
“Estamos, aqui, prestando nossa solidariedade, já que ficamos de mãos atadas, porque não podemos resgatar as pessoas, então, estamos fazendo nossa parte, sabendo que o pouco que a gente faz já ajuda muita gente. É muito emocionante ver a cidade inteira dentro destes pavilhões, separando alimentos, roupas, comida pra pets. Isso vai fazer a diferença”, comenta emocionada, Ana Carla.
“A movimentação foi muito boa, todo mundo colaborou, ajudou, as pessoas vieram ajudar”, disse a integrante do grupo Tupinambás, Rafaela.
“Estamos vendo um excelente trabalho e doação de todo mundo e isso representa Erechim e a comunidade. A gente vê crianças e pessoas de mais idade, todas juntas, com o mesmo objetivo, e quem tem a ganhar somos nós que estamos ajudando e as pessoas que realmente precisam. Na medida do possível doem alimentos é extremamente necessário. Juntos vamos passar por este momento de dificuldade e com grandes lições e união de todos”, observa Gustavo.
“Eu vim nos dois dias, tinha muita gente ontem e, hoje, tem mais ainda. É muito legal ver todo mundo junto, aqui, ajudando em prol de um objetivo maior. Quem tiver condições venha, porque tem sempre serviço para fazer. E é só aparecer”, disse Bruno.
“Tivemos muita ajuda, muitas mãos para tudo isso acontecer. A união faz a força e precisamos se unir em prol da comunidade, e enquanto continuarmos unidos vamos avançar muito mais, em todo este trabalho. É importante a doação, seja ela de boa energia, para este momento, doe como puder doar, no voluntariado ou naquilo que ainda precisar. Importante é se solidarizar com quem está precisando neste momento”, afirmam Bárbara e Yago.
“O que vimos aqui foi uma grande demonstração de solidariedade do povo erechinense, com muita vontade de contribuir e ajudar. Muita gente veio para trazer as doações, alimentos, material de limpeza e trabalhar, para ajudar as pessoas que estão precisando”, destaca Josiane.
“Agradecer a todas as pessoas, que puderam participar, isso só mostra a nossa humanidade, a nossa força, a nossa garra riograndense”, enfatiza Emanuel.
“Não esperávamos tanta gente aqui, foi bem surpreendente, tinha mais pessoas que trabalho, toda hora chegando coisas e saindo, parabéns para a prefeitura por ter organizado tudo isso. Foi bem positivo”, ressalta João.
“Em Erechim, estamos fazendo uma força voluntária, trazendo alimentos, cobertores, eu fiquei no setor dos cobertores. É muito importante toda esta iniciativa, é a primeira vez que eu venho ajudar. Eu quis ajudar. Achei muito bonita a iniciativa de todo mundo, de se juntar e vir aqui ajudar”, afirma Caroline.
Na entrada do pavilhão de triagem foi organizado um local para distribuir lanches, café, água, alimentos doados por empresas e muitos colaboradores, que, inclusive, fizeram bolos e levaram até lá para alimentar quem estava trabalhando.