Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Erechim não tem registro de morte por Covid-19, nos primeiros 100 dias de 2023

Prefeito, Paulo Polis, ressalta que as vacinas salvam vidas e campanhas de vacinação realizadas pelo município, permanentemente, foram fundamentais para evitar óbitos em decorrência do coronavírus e outras doenças

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
12/04/2023 08:40 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A vacina salva vidas. Foi isso que mostrou a imunização da população contra a Covid-19, que evitou muitas mortes em todo o Brasil e, em Erechim, não foi diferente. No ano de 2023, nestes 100 dias iniciais, não ocorreram óbitos em função da Covid-19.

Segundo informações da Secretaria de Saúde de Erechim e do setor de Epidemiologia, o município iniciou, em janeiro de 2021, a campanha de vacinação contra a Covid-19, com o imunizante monovalente.

Desde então, 90.178 pessoas receberam a primeira dose e 85.345 pessoas receberam a segunda dose. E, em relação as doses de reforço, foram 51.682 doses de reforço 1 e 15.972 doses de reforço 2.

Em 2023

Em fevereiro de 2023, a Secretaria de Saúde iniciou a aplicação da vacina de proteção à Covid-19 bivalente, para o público específico (idosos acima de 60 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, imunocomprometidos a partir de 12 anos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, gestantes e puérperas, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos e pessoas privadas da liberdade, desde então, aplicou 2.656 doses de reforço bivalente.

Foram 2.799 doses 1, 1880 doses 2 e 90 doses de reforço aplicadas na população pediátrica de 3 a 11 anos; 151 crianças de 6 meses a 2 anos receberam dose 1, e, destas, 126 receberam a dose 2 e 38 a dose 3.

Conforme a Secretaria de Saúde, observa-se a adesão ao esquema primário de vacinação (dose 1 e dose 2) e uma hesitação pela busca das doses de reforço.

Atenção

“Esse cenário gera preocupação com a ocorrência de novos casos da Covid-19 em território municipal, especialmente, em relação ao adoecimento, agravamento, internações e óbitos”, analisa a secretária de Saúde, Éclesan Palhão.

Conforme a secretária, Éclesan Palhão, é importante lembrar que é graças às vacinas que a expectativa de vida da população aumentou ao longo dos anos. “As vacinas estão presentes desde os primeiros meses de vida, por exemplo, contra a poliomielite (paralisia infantil), difteria, tétano e coqueluche, sarampo, rubéola e caxumba”, ressalta.

Vacinas salvam vidas

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, ressalta que as campanhas de vacinação, os investimentos na saúde pública, realizados pelo município, permanentemente, foram fundamentais para salvar vidas e continuar evitando óbitos em decorrência da Covid-19 e outras enfermidades.

Ele ressalta que são inquestionáveis os benefícios da vacinação contra a Covid-19 e outras doenças. “As vacinas são eficientes para imunizar as pessoas, reduzir a contaminação, prevenir doenças, evitar os casos graves e internações. As campanhas vão continuar ao longo do ano. Temos, agora, vacinação contra a Influenza, entre outras vacinas disponíveis na rede pública de saúde. Porque lugar de vacina é no braço do nosso povo”, disse o prefeito Polis.

Grupos prioritários

Desde segunda-feira (10), todos os grupos prioritários já podem ser vacinados com a vacina bivalente contra a Covid-19. Também está disponível a vacina contra a Influeza para o público-alvo.

Diferentemente de anos anteriores, na 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), os contemplados podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), desde o primeiro dia.

Erechim registrou o primeiro óbito por Covid-19 em maio de 2020. A partir daí, seguiram 63 óbitos em 2020; em 2021, foram 245; e, em 2022, o município registrou 21 mortes. O último óbito por Covid-19 foi em 28/12/2022.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE