Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Erechim participa do projeto SB Brasil de saúde bucal

Nesta semana, o Setor de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde deu início ao treinamento com parte da equipe de campo que executará o Projeto SB Brasil.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
29/07/2022 14:34 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Nesta semana, o Setor de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde deu início ao treinamento com parte da equipe de campo que executará o Projeto SB Brasil.

O Projeto SB Brasil é um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira com realização pactuada para 2020, mas que teve a execução estendida em decorrência da emergência sanitária do coronavírus. O estudo é realizado no âmbito Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), implementada pelo Ministério da Saúde. Diretrizes da política visam a reorganização e reorientação do modelo de atenção à saúde bucal, atendendo a princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme explica o responsável pelo Setor de Odontologia de Erechim, o cirurgião-dentista, Claiton Tirello, a equipe de campo de Erechim é formada por examinador (cirurgião-dentista), anotador e arrolador. Neste primeiro momento foram treinados os arroladores, que iniciarão as atividades na próxima semana.

“O projeto SB Brasil trata-se de uma pesquisa de nível nacional tendo como finalidade avaliar o perfil epidemiológico em saúde bucal da população brasileira em relação às condições de saúde bucal, a fim de proporcionar ao Ministério da Saúde e às instituições do SUS informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal”, relata Claiton Tirello.

Nesta pesquisa serão entrevistados e examinados indivíduos que residem nos setores censitários sorteados.

Claiton também enfatiza que essa pesquisa é valiosa para se ter conhecimento sobre as condições de saúde bucal da população, identificando quais são as doenças mais prevalentes no setor censitário sorteado e contribuindo na implementação de novas políticas públicas voltadas a necessidade da população.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE