Cidade

Erechim poderá ter Censo Animal

Vereador Romildo Protetor informou que programa poderá iniciar no segundo semestre de 2021.

Por Leandro Vesoloski Publicado em 04/02/2021 13:22 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Pela primeira vez na história de Erechim um vereador foi eleito concorrendo como representante da causa animal. Romildo Protetor (MDB) garantiu a primeira suplência pelo MDB e assumiu uma cadeira na Câmara de Vereadores de Erechim quando Mario Rossi foi guindado para a Secretaria de Obras do Município. Romildo protetor é médico veterinário e servidor público municipal.

O vereador disse em entrevista ao vivo ao Portal AU Online que um de seus projetos é a realização do Censo Animal. Romildo esclareceu que não há dados específicos sobre o número de cães que vagueiam pelas ruas de Erechim.

“Temos muitos animais errantes pelas ruas, mas muitos deles não são abandonados. São animais de proprietários que não tem a consciência de que deveriam estar dentro de seus pátios e ter o conforto de um lar”, explicou o vereador.

Para Romildo Protetor algumas pessoas não tem a consciência de que um animal solto na rua pode provocar um acidente ou ainda atacar alguém. O vereador explicou que o recolhimento de animais de rua é uma prática que não terá sucesso se não vier com políticas públicas adequadas.

Sobre a Unidade de Referência Animal (URA) que foi criada em 2015, o vereador Romildo informou que o objetivo da URA é o controle populacional e que os trabalhos foram significativamente reduzidos nos últimos anos. “Agora está sendo reformulado o projeto que vai aumentar o número de castrações. O trabalho da URA é e sempre será o controle populacional”. O vereador esclareceu que a Unidade de Referência Animal não faz atendimentos clínicos ou cirurgias eletivas.

Segundo o vereador, a URA prioriza os atendimentos a pessoas em vulnerabilidade social e que são atendidas por algum programa social do governo como bolsa família, minha casa minha vida ou famílias de baixa renda.

Romildo explicou quais os benefícios do Censo Animal e informou como ele funcionaria. “O senso animal vai nos proporcionar saber onde tem o maior número de descarte de animais e não vai trabalhar somente com números de animais de rua, mas também com animais que os proprietários tem em suas casas, além de apontar quantos são castrados”.

O vereador disse que o Censo Animal seria realizado por agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde que fazem visitas periódicas nas residências do município”.

Romildo informou que o programa deve ser implementado em conjunto com a secretaria de meio ambiente, secretaria de saúde e vigilância sanitária e tem previsão de iniciar no segundo semestre.

Assista a Entrevista do Vereador Romildo Protetor ao Portal AU Online


Conteúdo relacionado

Termos relacionados