CULTURA
Erechim recebe a 2ª edição da Noite Chamamé com show histórico de Raúl Barboza
Festival internacional acontece no dia 8 de agosto, às 20h, no Centro Cultural 25 de Julho, e reúne grandes nomes do Chamamé, celebrando a tradição do acordeón na América Latina.
No dia 08 de agosto, ás 20h, no Centro Cultural 25 de Julho, Erechim recebe a segunda edição da Noite Chamamé, um encontro que celebra o Chamamé em todo seu esplendor.
Com caráter internacional desde sua estreia em 2024, o festival nasceu da união de artistas que compartilham o amor pelo acordeón e a missão de difundir o Chamamé como patrimônio vivo do Rio Grande do Sul e América Latina.
Em 2025, o evento se engrandece ao receber Raúl Barboza, ícone máximo do gênero, que se apresenta ao lado do violonista Benjamin Cíprian. Um momento histórico para a cidade de Erechim. Além de Raúl Barboza, a edição 2025, terá a participação de três acordeonistas, os erechinenses Jorge Cardoso e Rodrigo Sabbi e o acordeonista Argentino Alejandro Brittes.

ATRAÇÕES
Raúl Barboza
Com mais de 50 álbuns lançados e participação em 9 filmes, Raúl Barboza é o maior difusor do Chamamé no mundo. Estabelecido na França desde 1987, tornou-se referência da música litoralenha na Europa com o álbum Chamamé, lançado em 1993, que recebeu prêmios como o Grand Prix Charles Cros, Diapason d'Or, Choc Le Monde de la Musique e 4 clés Événement Télérama. Em 2000, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França com o título de Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres. Na Argentina, recebeu o Prêmio Konex em 1985, 2005 e 2015 como um dos maiores instrumentistas do país, sendo homenageado pelo Senado da Nação como o músico mais importante da história argentina.
Alejandro Brittes
Compositor, acordeonista e pesquisador argentino radicado no Brasil é um dos maiores expoentes do Chamamé contemporâneo, reconhecido pelo The Boston Globe (EUA) como referência global do gênero. Em sua trajetória, já se apresentou em dezenas de países, em palcos como a Library of Congress (EUA), o Cotati Accordion Festival (Califórnia) e o Festival de Jazz de San José, além de realizar turnês por América Latina e Europa. E membro votante da Academia Latina de Artes e Ciências da Gravação (Latin Grammy).
Jorge Cardoso
Acordeonista natural de Erechim, Jorge Cardoso é um dos guardiões da tradição chamamecera no norte do Rio Grande do Sul. Com trajetória sólida e respeitada, tem atuado em Festivais do Rio grande do Sul e como elo entre gerações de músicos dedicados ao ritmo. Sua sonoridade carrega a autenticidade das rodas de baile, com sensibilidade e profundo respeito pelas raízes da música regional.
Rodrigo Sabbi
Também de Erechim, Rodrigo Sabbi representa a força da nova geração do acordeon. Com uma linguagem expressiva e moderna, Sabbi traduz a música com vigor e elegância, equilibrando tradição e experimentação. Sua performance cativa pelo domínio técnico e pela emoção com que transmite cada melodia, afirmando sua identidade como artista.
SOBRE O FESTIVAL
Noite Chamamé é idealizado por Alejandro Brittes, Jorge Cardoso e Rodrigo Sabbi, com produção executiva de Magali De Rossi, patrocínio das empresas Kesoja, Cavaletti e Sementes Estrela e apoio da Gráfica Vgraf, Cabanha Buena Vista e Secretaria de Cultura de Erechim-RS. É um festival internacional, que promove o encontro entre gerações, países e músicos, em torno de uma da expressão musical que faz parte da Identidade de mais de 35 milhões de apreciadores, que é Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
O CHAMAMÉ
Ritmo Musical com 400 anos de história que surge a partir de um processo de enculturação ocorrido no Sul da América Latina em uma macrorregião cultural compreendida como, Sul do Brasil, Litoral Argentino, Paraguai e Uruguai. Sua matriz ancestral é forjada nos 30 povos Missioneiros a partir do encontro da ritualidade musical dos nossos povos Originários - Os Guaranis, com a música Barroca ensinada pelos Pe. Jesuítas nas Reduções, mais tarde por força da memória coletiva, das imigrações europeias, o Chamamé se torna um dos ritmos musicais de maior expressividade de nossa região.
INGRESSOS
Os ingressos no valor de R$ 70.00, com meia entrada para menores de 12 anos e acima dos 60 anos, podem ser adquiridos de diversas maneiras:
- pelo telefone (54) 99996 6973 com Rodrigo
- pelo telefone (54) 9629-3816 com Jorge
- Escola Vibrato - Rua Nelson Ehlers, 63
- pela plataforma Sympla, com meia entrada para menores de 12 anos e acima dos 60 anos.