Cidade
Erechim: Reestruturação dos equipamentos e transformação digital avançam na prefeitura
Pelo quarto mês consecutivo, a abertura de processos digitais é superior aos físicos
A transformação digital avança a cada dia na Prefeitura de Erechim, que entra de vez na era digital. Pelo quarto mês consecutivo, a abertura de processos digitais é superior aos físicos, segundo levantamento realizado, nesta semana, pelo Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, que mostra que do dia 1o a 12 de outubro foram realizados 765 pedidos (83,88%) on-line e 147 (16,12%) presenciais, no setor de Protocolo. Os processos on-line, por site ou aplicativo, representam a maioria.
“A colaboração da população e o empenho dos servidores públicos está sendo fundamental para conseguirmos obter esses bons resultados, deixando os processos físicos para trás e entrando de vez no mundo digital”, afirma o secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini.
Conforme o secretário e coordenador, Edgar Marmentini, se comparar os dados com o mesmo período do mês de setembro (1o a 12) houve um crescimento de quase 8% de um mês para outro. “O que é muito significativo. Estamos trabalhando para alcançar os 90% da digitalização dos serviços públicos até o fim do ano”, afirma.
Estrutura interna
O diretor do gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, explica que à medida que aumenta a digitalização dos serviços públicos é necessária a substituição da tecnologia utilizada. “Com a transformação digital estamos fazendo a modernização e reestruturação de todos equipamentos, computadores e programas. Já instalamos mais de 400 novos computadores nas secretarias municipais, máquinas que tinham quase 10 anos de uso e não atendiam mais a demanda atual”, afirma.
Segundo o diretor, André Luiz Dalo Rosa, outro importante investimento para dar suporte a todo este processo será a instalação de um gerador de 125 KWA, ao lado da Prefeitura de Erechim, que vai substituir os nobreaks.
“O gerador a diesel será muito mais eficiente e seguro, ele tem um dispositivo que detecta a oscilação da energia e se cair o abastecimento ele liga automaticamente. O gerador vai suportar o tempo que for necessário para garantir o armazenamento de dados e os serviços que estão sendo realizados”, observa.
A digitalização dos serviços públicos abrange as atuais 12 secretarias do município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos. Estes investimentos integram o programa municipal Investe + Erechim, que tem como meta atingir R$ 1 bilhão de recursos aplicados em parceria público-privada.