Cidade
Erechim: Secretaria de Gestão e Governança atua em várias frentes de trabalho
“Fazer gestão significa colocar em prática às atividades que envolvem a administração pública”, afirma secretário Edgar Marmentini.
Oferecer serviços públicos ágeis e eficientes para a população. Integrar as secretarias e promover governança, isto é, criar as condições para transformar demandas sociais em políticas públicas cumprindo a lei, e implantar os projetos da administração municipal. Esses são os principais objetivos da Secretaria de Gestão e Governança, que atua em várias frentes de trabalho, interligada a todas as secretarias da Prefeitura de Erechim.
“Além da captação de recursos, implantação dos projetos da própria secretaria, a Gestão e Governança coordena o Gabinete de Transformação Digital, a Gestão de Contratos, Defesa Civil, Procon, Ouvidoria, participa de comissões, e é responsável pela divulgação de todas as ações do governo municipal por meio da Comunicação. E, também, o que é muito importante para a administração ter governança, faz a integração entre as 12 secretarias municipais”, explica o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini.
Transformação Digital
Segundo o secretário, Edgar Marmentini, o processo de transformação digital é um projeto muito amplo, difícil, inovador e ousado, porque envolve mudança de cultura, comportamento e método de trabalho, mas que está conseguindo obter sucesso nas etapas com a coordenação do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização.
“A transformação digital é a informatização dos serviços públicos, a proposta é reduzir a quase zero, gradativamente, a utilização do papel, tanto para as solicitações de serviços externos quanto os processos internos da administração municipal. O cidadão pode agora solicitar via on-line, por site ou aplicativo, o serviço público que desejar. Este processo abrange as 12 secretarias municipais e os cerca de 2,9 mil servidores de Erechim”, afirma o secretário.
“Demos um salto para 65% na transformação digital. A nossa meta para 2023 é ficar entre 80% a 90% de informatização dos serviços públicos da Prefeitura de Erechim. Este é o desafio. Acreditamos que neste ano alcançaremos o percentual de mais de 80% de digitalização, porque os servidores, secretários, já mostraram isso ao atingir 65% em apenas um ano de projeto”, destaca o secretário Edgar Marmentini.
Digitalização da cobrança da água
Outro avanço, nesta área, comenta o secretário Edgar Marmentini, foi a implantação da cobrança da taxa de água do Distrito de Capo-Erê. “Que hoje é, totalmente, automatizada. A partir de agora entramos na Terceira Onda Digital, uma das ações, nesta etapa, será a reformulação do site da Prefeitura de Erechim”, afirma.
Defesa Civil e Força Voluntária Alto Uruguai
A Secretaria de Gestão e Governança coordena o trabalho das Defesa Civil e Força Voluntária Alto Uruguai, que, em 2022, entregou 3848 cestas básicas, realizou 263 atendimentos para a comunidade em casos de alagamento, entregando lonas e telhas para cobrir casas, desobstruindo vias. Além disso, fez 214 vistorias em áreas de risco, atendeu 931 chamados com a ambulância da Força Voluntária, e transportou 4 milhões 330 mil litros de água para consumo das famílias, em função da seca no município.
Outro importante projeto coordenado pela Defesa Civil é o Projeto Transformar, que auxilia os detentos do regime semiaberto a reconstruir a vida, conviver em sociedade, ter novamente liberdade pelo esforço pessoal e do trabalho.
Ouvidoria
A Ouvidoria passiva, comenta o secretário Edgar Marmentini, realizou 12.239 atendimentos à população, e a Ouvidoria ativa contatou 8504 pessoas. “A avaliação é muito positiva do trabalho realizado pela Ouvidoria e das secretarias, e os dados da Ouvidoria ativa nos mostram que a satisfação com a realização dos serviços públicos é enorme por parte da população, e em algumas secretarias chega a 98%. Essas informações nos dizem que estamos no caminho certo, mas ainda temos muitos desafios pela frente”, afirma o secretário Edgar Marmentini.
Procon
A digitalização dos serviços do Procon é outro projeto realizado neste ano que, em 2022, fez 4667 atendimentos ao público, com assuntos relacionados, principalmente, a bancos e telefonia, afirma o secretário Edgar Marmentini.
Gestão de Contratos
O setor de Gestão de Contratos, explica o secretário, está ligado a realização dos projetos de todas as secretarias municipais e colocou em prática, em 2022, mais de R$ 37 milhões em projetos e serviços.
Comunicação
Conforme o secretário Edgar Marmentini, o setor de Comunicação, responsável por divulgar os projetos e ações da administração municipal e dar transparência aos atos do governo fez a publicação de 1407 matérias, em 2022, somente no site da Prefeitura de Erechim.
“Ampliamos a divulgação das ações da administração municipal nas redes sociais, por exemplo, o alcance do Instagram em 2022 foi 90% superior a 2021. E a nossa estratégia é ampliar ainda mais a interação e divulgação dos projetos, obras, serviços para a população”, explica.
“Realizamos diversas campanhas institucionais para divulgação, em todos os veículos de comunicação do município, rádios, jornais impressos, veículos digitais, voltadas ao bem-estar da população, como vacinação contra covid-19, poliomielite, dengue, Aids, IPTU Digital, arrecadação de roupas e alimentos, e, sem esquecer, da adoção responsável de animais”, comenta.
Investe + Erechim
Por fim, o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, comenta que o ano de 2023 será muito positivo, pois a administração municipal vai começar a entregar as obras do Investe + Erechim, maior programa de investimentos da história do município, como, recentemente, as trilhas ecológicas do Parque Natural Municipal Longines Malinowski.
“Ainda entregaremos nos próximos meses a Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara, UBS Escola do Bairro Progresso, Distrito Industrial Giácomo Madalozzo, a primeira etapa do Parque do Arvoredo, Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin, sede do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), usina solar fotovoltaica, usina de asfalto quente, CRAS Itinerante, Farmácia Móvel, primeira etapa da iluminação de LED, pavimentação da avenida Tiradentes, entrega da reforma do Ginásio Bela Vista, que é sede do Centro de Convivência do Idoso”, afirma.