Cidade
Erechim: Secretaria de Meio Ambiente alerta para o plantio irregular de árvores em áreas públicas
Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, vem esclarecer a respeito do plantio de árvores em praças, canteiros centrais, parques e passeios públicos.
A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, vem esclarecer a respeito do plantio de árvores em praças, canteiros centrais, parques e passeios públicos.
"As árvores das vias públicas são patrimônio ambiental do município, e devem ser cuidadosamente escolhidas e plantadas por equipe treinada, para que não se tornem um problema futuro. Uma arborização bem planejada evita diversos problemas futuros, como calçadas quebradas, galhos em conflito com a rede de energia, iluminação e tubulações”, explica a secretária adjunta de Meio Ambiente, Carla Orso.
Por isso, é de extrema importância que todo o projeto seja realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, pois a pasta conta com profissionais habilitados, e trabalham com um manejo que reconhece não somente a importância da presença das árvores na cidade, mas que efetivamente auxilia as práticas necessárias à sua boa condução.
A Secretaria de Meio Ambiente também trabalha na requalificação dos espaços públicos de lazer, onde planta árvores através de projeto técnico, levando em conta os diversos elementos da paisagem, que são: espécies compatíveis com redes de água/esgoto/calçadas/edificações/redes elétricas, considerando a iluminação pública e assim também a segurança, árvores estimadas para alimentação e abrigo da fauna urbana, visando ainda diversificação das espécies, o porte da árvore quando adulta e a baixa manutenção.
Desde o ano de 2012, Erechim desenvolve ações de arborização urbana baseadas no Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), que define o que pode e o que não pode ser cultivado em áreas públicas. Deste Plano originou-se a Cartilha de Arborização Urbana. Ambos estão disponíveis clicando aqui.
"Solicitamos a colaboração de todos os cidadãos para que enviem suas solicitações de plantio à Secretaria de Meio Ambiente, a fim de garantir que sejam executadas de forma adequada", finaliza a secretária adjunta de Meio Ambiente.