Cidade
Erechim: Secretaria de Saúde adquire Monitor Fetal para atender gestantes de alto risco
Este aparelho representa um avanço para o serviço de alto risco, pois o mesmo atende um grande número de gestantes com classificação de risco de diversos bairros da cidade.
A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu um Monitor Fetal/Materno G6B para atender as gestantes de alto risco do município. Este aparelho representa um avanço para o serviço de alto risco, pois o mesmo atende um grande número de gestantes com classificação de risco de diversos bairros da cidade.
O aparelho possui a função de monitoramento materno com base no monitor fetal ECG, detectando parâmetros no Pré-natal, trabalho de parto e parto. Ele faz a captação e monitoração do coração fetal, movimento fetal, e contração uterina em pacientes durante a gestação, e ainda, tem opção de monitorar dois fetos (gemelar). Quando houver desaceleração dos batimentos fetais pode se interpretar que está ocorrendo sofrimento fetal.
Conforme a enfermeira responsável pelo Setor Materno Infantil da Secretaria de Saúde, Andiana Castagnara, a assistência integral ao pré-natal e ao momento do parto são importantes para garantir um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.
A opção pelo investimento nesse setor, ressalta a secretária de Saúde, Eclesan Palhão, foi definido como prioridade. “Esse setor é um dos mais exigentes de atenção. Com o equipamento, vamos qualificar a atenção ao pré-natal, evitar perdas de vidas fetais e maternais, buscando sempre diminuir as taxas de mortalidade”, explica a secretária. Eclesan ainda comentam que a nova tecnologia adquirida vai qualificar ainda mais o cuidado do pré-natal de alto risco, trazendo maior segurança no cuidado com gestantes e fetos, sendo utilizado principalmente para monitorar o status fetal dos últimos três meses em todo o período da gravidez. “É um momento sensível na vida das mulheres que devem ter todo cuidado e atenção. Temos sempre o olhar muito atento a esse setor”, finaliza a secretária de Saúde.