Educação
Erechim: Secretaria lança aplicativo SysEducação no próximo dia 14
Este novo serviço público on-line é a continuidade do processo de Transformação Digital
A 4a Onda da Transformação Digital, da Prefeitura de Erechim, vai colocar em prática mais um projeto inovador, desta vez, para a comunidade escolar, conforme apresentado aos integrantes do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, na reunião semanal, desta quinta-feira (1o). No próximo dia 14, em evento, que será realizado na URI, a Secretaria de Educação, por meio da Diretoria de Informática Educativa, vai lançar o aplicativo SysEducação e apresentar, detalhadamente, todas as suas funções.
A Transformação Digital está presente nas 12 secretarias municipais e é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança, Gabinete de Transformação Digital, com o trabalho integrado do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, secretários, servidores e a Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).
Inovação para melhorar serviços públicos
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, ressalta que quase 80% dos serviços públicos já são acessados de forma on-line via site ou aplicativo. “O aplicativo SysEducação é mais um avanço, neste sentido, que vai ampliar a conexão das escolas com as famílias dos estudantes. Outra entrega importante foi a implantação do sistema de ensino FTD na educação municipal, uma plataforma digital com vasto conteúdo de ensino acessado por estudantes e professores”, observa o prefeito Polis.
Educação
Além disso, acrescenta a secretária de Educação, Verenice Lipsch, outra melhoria foi a instalação do sistema de gestão na educação, em parceria com a empresa System Sistemas.
“Agora, os registros escolares são feitos, diretamente, no sistema, registro de aulas e presenças, avaliações dos alunos, matrículas, geração de relatórios de históricos e boletins, tudo de forma automatizada. Com isso, professores e gestores têm acesso às informações em tempo real nas escolas e na secretaria, o que contribui para a tomada de decisão dos gestores públicos”, explica a secretária, Verenice Lipsch.
Outra mudança significativa, ressalta a secretária, Verenice Lipsch, com benefícios práticos às famílias, foi acabar com as filas na Central de Vagas para inscrições da Educação Infantil.
“Hoje, as inscrições são feitas diretamente pelo sistema de forma on-line, utilizando um celular ou computador. Isso facilitou muito a vida dos familiares, responsáveis, que buscam vaga no município”, enfatiza a secretária.
O diretor da Diretoria de Informática Educativa, Alaércio Lima dos Santos, afirma que o aplicativo SYSEducação é a continuidade da Transformação Digital, que está utilizando os recursos tecnológicos para aprimorar os serviços públicos.
“Neste caso, o processo de ensino e aprendizagem e a conexão com a comunidade escolar”, observa o diretor Alaércio.