Cidade
Erechim sedia primeira reunião presencial da Comissão Intergestores Regional
Diretor Administrativo da FHSTE, Márcio Pires, apresentou o plano de trabalho para os R$ 3,5 milhões que o Estado disponibilizou para o Programa Avançar, que prevê melhorias para a Casa de Saúde.
Nesta terça-feira (19) a Secretaria de Saúde de Erechim sediou a primeira reunião presencial, desde o início da pandemia de Covid-19, da Comissão Intergestores Regional (CIR).
Pautas como as dificuldades que a região enfrenta com o serviço de cardiologia em Passo Fundo, estiveram em debate. Ainda, de acordo com a secretária de Saúde que também é vice-presidente do Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Eclesan Palhão, existem dificuldades em encaminhar pacientes do SUS para o serviço de hemodinâmica na cidade vizinha.
“Isso traz preocupação a todos os secretários. Por isso é fundamental reforçar a importância do Estado se sensibilizar com as dificuldades. Nossa sugestão é que essa pauta seja levada Comissão intergestores Bipartite (CIB) para conhecimento de todos das dificuldades da região”, declara a secretária.
Além disso, o diretor Administrativo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), Márcio Pires, apresentou o plano de trabalho para os R$ 3,5 milhões que o Estado disponibilizou para o Programa Avançar, que prevê melhorias para a Casa de Saúde.
Após reunião da CIR, os secretários seguiram reunidos para efetuar reunião do COSEMS. Enfermeiro apoiador técnico regional, Samuel Salvi se fez presente pautando questões macro. Ainda, a secretária de Saúde de Jacutinga, Valdirene Foletto, também presidente do COSEMS considerou extremamente produtivos os encaminhamentos definidos.
No encontro, onde 26 secretários de Saúde estiveram presentes, também estiveram em debate o Projeto Previne Brasil e adesão à Rede Bem Cuidar da região e resultado do mutirão regional da dengue.