Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Ervais de alta qualidade em debate em Seminário Gaúcho sobre Produção de Erva-Mate

O evento integra as ações do Programa Gaúcho Para a Qualidade e a Valorização da Erva-Mate, que é um programa da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), coordenado e executado pela Emater/RS-Ascar.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
19/04/2021 21:21 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um diagnóstico nutricional dos ervais gaúcho e um conjunto de Boas Práticas Agrícolas, envolvendo aspectos importantes de manejo que vão desde adubação do solo até o monitoramento para se obter ervais de alta produtividade e rentabilidade, pautaram o Seminário Gaúcho sobre Produção de Erva-Mate, envolvendo o Polo Ervateiro do Alto Uruguai, realizado de forma online, sexta-feira (16), em virtude da pandemia da Covid 19.

O seminário foi aberto pelo diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, e pelo pesquisador do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Jackson Freitas, que agradeceu as parcerias em nome da secretária da Agricultura, Silvana Covatti. Rugeri destacou a importância deste diagnóstico dos ervais para o planejamento e gestão das ações da Instituição e agradeceu os envolvidos e parceiros do evento.

Os temas foram abordados pelos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, engenheiros agrônomos Luiz Ângelo Poletto e Ilvandro Barreto de Melo. Também contou com a participação da Jéssica Tomasi, da Organização Solidaridad Brasil, que falou do projeto Mate Brasil no Polo Ervateiro Alto Uruguai. O seminário teve como moderador o extensionista Antônio Borba, da Emater/RS-Ascar.

Poletto apresentou um panorama da erva-mate na região do Alto Uruguai e fatores que influenciam no aumento da produtividade. Segundo ele, a produção de 6.822 hectares da região, que envolve 373 produtores, poderia chegar em 7.200 hectares, para suprir a necessidade das agroindústrias da região, que buscam matéria-prima de outras regiões. “Estamos incentivando as análises do solo e foliar”.

O extensionista rural Ilvandro Barreto de Melo detalhou diversas ações de Boas Práticas Agrícolas para se obter ervais com qualidade, uniformidade e alta produtividade. Nesse contexto, destacou a importância de correção de solo, proporcionando o equilíbrio nas áreas químicas, físicas e biológicas e a utilização de mudas adequadas. Para implantação dos ervais, devem ser observadas características como o sistema folhar e radicular das mudas e garantir que o solo tenha alta taxa de atividade biológica. Esses fatores, segundo ele, serão fundamentais na uniformidade, qualidade e rentabilidade da cultura. Melo expôs alguns exemplos de erval em processo de formação e defendeu o Sistema Agroflorestal. “Este sistema proporciona ervais uniformes e produtivos e tem sido muito procurado pelas empresas”. Além destes procedimentos, destacou como fundamental o monitoramento da cultura, para oferecer ao consumidor um produto de qualidade e para o êxito da cadeia da cadeia produtiva.

Também expôs técnicas e ferramentas no manejo fitossanitário que vão auxiliar no processo produtivo. Melo apresentou ainda um exemplo de trabalho que a Emater/RS-Ascar desenvolveu em parceria com a Embrapa Trigo e em conjunto com alguns ervais da região de Passo Fundo. Nele foi aplicado o Diagnóstico Rápido de Estrutura de Solo, conhecido como Dres, avaliado o antes, o durante e o após a implantação. “Foi uma ferramenta importante para melhorar as condições do solo e que nos orientou ações desde os aspectos da necessidade de descompactação do solo, tipos de cobertura a ser utilizada, entre outras ações de manejo do erval. É uma ferramenta que nos permitiu um amplo diagnóstico”, comentou o extensionista.

Jéssica Tomasi, da Organização Solidaridad Brasil, num breve relato expôs a atuação da Solidaridad e sobre o projeto Mate Brasil no Polo Ervateiro Alto Uruguai. Jéssica lembrou o início da parceria com o projeto, para fortalecer a cadeia produtiva, com capacitações dos produtores em Erval Grande, Áurea e ervateiras.

O seminário foi encerrado pelo gerente Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello que agradeceu as parcerias e os extensionistas. “É muito importante estas parcerias para o desenvolvimento de ações que qualifiquem e garantam melhores condições de vida no meio rural”.

O evento integra as ações do Programa Gaúcho Para a Qualidade e a Valorização da Erva-Mate, que é um programa da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), coordenado e executado pela Emater/RS-Ascar.

Seminário em outros polos

Região dos Vales (30/04), das 13h30 às 15h;

Nordeste Gaúcho (07/05) das 13h30 às 15h;

Missões Celeiro (14/05) 13h30 às 15h;

Alto Taquari (27/05) 19h às 20h30.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE