ERECHIM

Escola Básica da URI promove nova formação de professores

A iniciativa contou com a presença da Psicopedagoga Vanessa Freitas, do BAH Educação, de Porto Alegre.

Por Ascom URI Publicado em 17/03/2025 08:37 - Atualizado em 17/03/2025 08:39

Professores da Escola de Educação Básica da URI estiveram reunidos no sábado, 15, no Auditório, para um novo encontro de formação. A iniciativa contou com a presença da Psicopedagoga Vanessa Freitas, do BAH Educação, de Porto Alegre. Neuropsicopedagoga e especialista em Educação Inclusiva, Diversidade e Atendimento Educacional Especializado, tratou sobre acessibilidade curricular, estratégias, recursos, planejamento, legislação e monitoria,  tema de extrema importância em termos de formação integral, incluindo Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). 

Psicopedagoga tratou sobre as diversas formas de atuação no ambiente escolar

A Escola Básica da URI entende que as salas de aula e o cotidiano escolar compõem um universo complexo e desafiador para a prática docente. Por isso, proporcionou a vinda da psicopedagoga para mostrar aos professores como ensinar a todos os estudantes e a cada um, reconhecendo as diferenças e individualidades; como promover e garantir a aprendizagem de estudantes com deficiência, com autismo, com altas habilidades, com necessidades específicas de aprendizagem. 

A acessibilidade curricular, segundo ela, surge como um caminho para promover e garantir a aprendizagem de estudantes com deficiência, com autismo, com altas habilidades, com necessidades específicas de aprendizagem, entre outros. “Ao adaptar os conteúdos, metodologias e recursos, é possível criar um ambiente de ensino mais inclusivo e equitativo”, frisou.

Formação reuniu professores da Escola Básica

Essa é a preocupação da Escola Básica da URI. Por isso, a necessidade de formação constante e contínua, ou seja, proporcionar um olhar diferenciado a todos é fundamental para que uma educação inclusiva aconteça.