ERECHIM
Escola Básica da URI promove nova formação de professores
A iniciativa contou com a presença da Psicopedagoga Vanessa Freitas, do BAH Educação, de Porto Alegre.
Professores da Escola de Educação Básica da URI estiveram reunidos no sábado, 15, no Auditório, para um novo encontro de formação. A iniciativa contou com a presença da Psicopedagoga Vanessa Freitas, do BAH Educação, de Porto Alegre. Neuropsicopedagoga e especialista em Educação Inclusiva, Diversidade e Atendimento Educacional Especializado, tratou sobre acessibilidade curricular, estratégias, recursos, planejamento, legislação e monitoria, tema de extrema importância em termos de formação integral, incluindo Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

A Escola Básica da URI entende que as salas de aula e o cotidiano escolar compõem um universo complexo e desafiador para a prática docente. Por isso, proporcionou a vinda da psicopedagoga para mostrar aos professores como ensinar a todos os estudantes e a cada um, reconhecendo as diferenças e individualidades; como promover e garantir a aprendizagem de estudantes com deficiência, com autismo, com altas habilidades, com necessidades específicas de aprendizagem.
A acessibilidade curricular, segundo ela, surge como um caminho para promover e garantir a aprendizagem de estudantes com deficiência, com autismo, com altas habilidades, com necessidades específicas de aprendizagem, entre outros. “Ao adaptar os conteúdos, metodologias e recursos, é possível criar um ambiente de ensino mais inclusivo e equitativo”, frisou.

Essa é a preocupação da Escola Básica da URI. Por isso, a necessidade de formação constante e contínua, ou seja, proporcionar um olhar diferenciado a todos é fundamental para que uma educação inclusiva aconteça.