Educação Olímpica
Escola da URI comemora quinze anos de atividades inspiradas por Pierre de Coubertin
A pedagogia olímpica é uma proposta educacional inovadora que se centraliza no esporte e na arte, buscando transformar a sociedade.
A Escola Básica da URI está celebrando 15 anos de atuação pautada nos valores defendidos por Pierre de Coubertin, tais como Respeito, Amizade e Excelência. Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, a escola recebeu o selo Pierre de Coubertin em 11 de novembro de 2013, tornando-se a primeira instituição no Brasil a ser agraciada com esta distinção. A honraria foi entregue pelo professor Nelson Schneider Todt, Presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin da PUCRS.
O selo Pierre de Coubertin é um reconhecimento nacional ao esforço contínuo da Escola e do Curso de Educação Física da URI, que desde 2009 incorporam os princípios da educação olímpica em suas práticas. Estes valores têm demonstrado um potencial significativo para melhorar as relações interpessoais e diminuir desigualdades sociais. A pedagogia olímpica, como ressaltado pelo professor Nelson Todt, é uma proposta educacional inovadora que se centraliza no esporte e na arte, buscando transformar a sociedade.
Desde a implantação do Programa de Educação Olímpica em 23 de junho de 2009, a Escola Básica da URI tem promovido uma série de atividades que reforçam os valores olímpicos. A parceria com o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin fortalece esta missão, aproximando a escola de outras instituições no Brasil e no exterior. Além das iniciativas locais, a participação em eventos internacionais, como os "Youth Forum", tem proporcionado aos estudantes oportunidades de intercâmbio cultural e esportivo, ampliando suas perspectivas e experiências no âmbito da educação olímpica.